Festa Junina na Aula Virtual: Dicas de Atividades

Festa Junina na Aula Virtual: Dicas de Atividades

Pula fogueira iaiá..pula fogueira iôiô..ê São João, São João dos carneirinhos você é tão bonitinho…êta que o São João tá chegando.

E aí..vocês aí também curtem umas aulas temáticas de vez em quando? seja na decoração da sala de aula, seja temperando o conteúdo com a temática de alguma data importante, e até criando atividades inspirada nas atividades típicas

Eu particularmente gosto. Uma aula temática mixada com os conteúdos programados na ementa faz um movimento legal entre os estudantes deixando a experiência da aula mais engajadora e divertida.

Afinal, quem não gosta de uma bagunçinha produtiva, né?

E sim..estamos em período de festas juninas, uma festa tradicional em nosso país, mas que infelizmente não vai acontecer como de praxe.

Nada de arraial na escola com as quadrilhas dos professores e alunos, nada de bingo com prêmios, nada das barracas de comidas típicas e nada de barraca do beijo organizada pelos adolescentes ( rs).

Mas…a alegria, a diversão, as cores que existem nos arraiais…aaaaah esse podemos reinventar a colocar sim em nossas aulas virtuais.

Separei algumas dicas que me inspiram e podem te inspirar para criar junto com os estudantes uma aula temática de FESTA JUNINA VIRTUAL:

BINGO VIRTUAL:

Organizar um bingo para fazer durante a aula pode ser uma boa pedida.

Ao invés das bolas do bingo, sorteie charadas, perguntas, quizzes sobre a matéria para lançar aos estudantes durante o bingo.

A cada “pedra” sorteada, os alunos registram a resposta da pergunta na cartela do bingo e quem “bater” com a cartela cheia é o vencedor. (MATERIAL DO BINGO VIRTUAL PARA BAIXAR NO FINAL DESTE ARTIGO

FOTÓGRAFOS JUNINOS:

Escolham juntos um tema junino para a fotografia ou vídeo: uma comida tipica (pipoca, e maçã do amor, por exemplo), um look junino e até uma paródia juntando uma música com a matéria da aula.

Peça que os alunos façam suas produções e eleja um grupo para serem os jurados .

Escolham um ambiente (público ou privado) e um prazo para a divulgação das produções.

DESIGNER JUNINO

Em um álbum compartilhado, pela que os alunos insiram mídias de imagens, gifs, infográficos com temas juninos e inclua essas mídias na próxima apresentação em slides que fizer para a turma.

Eles vão amar sentir sua participação no processo de produção da aula.

Essa atividade é uma ótima oportunidade de trabalhar a habilidades de pesquisa na internet.

Você pode inclusive, quando lançar o desafio explorar junto com os estudantes os melhores filtros, modificadores de pesquisa e até buscar ótimos repositórios de imagens além do Google.

BILHETE PARA SÃO JOÃO

Peça que os estudantes escrevam uma carta ou bilhete com 3 pedidos pra São João. Escolha um ambiente para compartilhamento do registro e, se sentir adequado organize uma roda de conversa virtual com os estudantes para conversarem sobre a atividade.

É uma atividade que pode estimular a demonstação dos sentimentos de empatia, solidariedade, fraternidade e se a galera tiver a caráter com adereços juninos, sem dúvidas a experiência será bem mais alegre e divertida

CORREIO ELEGANTE MODE ON

Peça que os estudantes escrevam um correio elegante virtual para um de seus colegas e envie ao cerimonialista escolhido pela turma.

É interessante definir um local padrão para compartilhamento do bilhete (via watsapp, email ou pasta do google drive, etc) .

Escolha um momento da aula online para os correios elegantes serem apresentados pelo cerimonialista.

A criatividade aqui voará bem alto entre os estudantes, sem dúvidas.

Além disso é uma atividade incrível para demonstração de afetividade entre os colegas de turma, a escrita criativa e descontração para um momento da aula.

Essas foram algumas dicas para atividades como tema junino para se trabalhar em aulas virtuais.

Espero que sirva e abaixo tem um modelo para organizar o seu bingo virtual.

Clique para baixar. É “DE GRÁTIS”

Pode baixar. É gratuito!

Sobre mim ;) | Website

Sou Gabriela, uma professora apaixonada por tudo que pode ser útil e inovador para o ensino e aprendizagem.Em 2017 criei o blog para compartilhar minhas experiências e hoje por meio dele ajudo outros professores a transformar suas aulas em experiências muito mais engajadoras ;)