Atividade com MEMES e outras mídias sobre o Carnaval em sala de aula

Atividade com MEMES e outras mídias sobre o  Carnaval em sala de aula

O Carnaval passou, e as mídias ainda estão fervendo sobre os acontecimentos do feriadão.

Carnaval é um tema muito abrangente, no qual se pode trabalhar em muitos contextos do currículo escolar, desde assuntos histórico- culturais, até a matemática. Afinal, é uma temática presente na cultura de nosso país e muito provavelmente na vida de nossos alunos.

Assim, refletindo em como aproveitar mídias disponíveis sobre a temática, criei uma experiência de educação midiática com foco na análise crítica dos estudantes sobre informações divulgadas sobre o carnaval (memes, noticias, infográficos etc).

Segue a prática para você fazer em sala de aula:

  1. ESCOLHA OU SOLICITE OS ESTUDANTES QUE PESQUISEM DIFERENTES MÍDIAS SOBRE O CARNAVAL

Nesse primeiro momento deixe os alunos pesquisarem e escolher a mídia que lhe chama mais atenção e oriente- os a consumi-las com atenção.

Faça um sorteio sobre o tipo da mídia para cada estudante, que pode ser um conteúdo em áudio (podcast), meme, notícias, infográfico etc. e combine a forma de envio do material. Deixe claro que é necessário disponibilizar o link do conteúdo, para que você tenha o acesso.

Para dar um mais significado à prática, defina um tema paralelo para orientar a pesquisa dos alunos. por exemplo: para a disciplina de geografia, “o carnaval nos países da América Latina”, na disciplina de matemática ” o carnaval e o mercado de ações”, no português ” marchinhas de carnaval 2020″ e por aí vai.

2. SELECIONE AS MÍDIAS

Com o acesso às mídias escolhidas pelos alunos, selecione uma quantidade adequada para que os os alunos possam trabalhar em equipes no encontro presencial. O ideal é escolher mídias variadas, onde cada equipe fique responsável por um tipo de mídia.

3.DEFINA EQUIPES E ESCOLHA UMA MÍDIA ESPECÍFICA PARA CADA

Escolha as equipes via sorteio ou por tio de mídia que cada aluno pesquisou. Ou seja, os alunos que pesquisaram Memes ficam no grupo de quem também escolheu memes, e assim por diante. É possível também que cada equipe tenha mais de uma mídia para trabalhar: dois memes, ou um meme e uma notícia etc. Não existe regras para a escolha das equipes. Faça da maneira que achar melhor, considerando uma média de quantidade de alunos por grupo.

4. PROPONHA ANÁLISE CRÍTICA DA MÍDIA NAS EQUIPES

Umas das ações relacionadas á Educação Midiática é justamente a leitura crítica das informações que consumimos no dia a dia, com aplicação de técnicas de filtro e análise das mídias consumidas. Para conhecer mais sobre o assunto, clique aqui na mandala de educação midiática do Educamídia. É um material riquíssimo para você se inspirar mais ainda para trabalhar a temática em sala de aula.

Então, continuando.. estimule os alunos a analisar o conteúdo refletindo e respondendo as seguintes reflexões: (Havendo divergência de opinião entre os membros da equipe, cada um poderá se manifestar posteriormente)

  • Qual a fonte da mídia? (pessoa, site etc.)
  • Esse conteúdo é confiável? (Pesquise o mesmo conteúdo em outras fontes/sites para se validar disso.
  • Se as informações contidas nessa mídia fosse falsa e algum amigo espalhasse essa informação, o que você diria para ele?
  • Qual a intenção do conteúdo exposto na mídia?
  • Você compartilharia tal informação? Ou não compartilharia? Porquê?
  • Esse conteúdo pode ser perigoso? por que?
  • Esse conteúdo pode haver mais de um interpretação? Se sim, quais?
  • Acesse o link da mídia, veja os comentários e observe: Existe algum apontando preconceito ou discurso de ódio? Se sim, qual a reação você tem diante disso?
  • Qual relação você faz com do conteúdo com os assuntos estudados em sala de aula?

Dependendo da quantidade de grupos, você pode sortear as perguntas disparadoras da análise, com uma quantidade x por grupo, ou distribuir as perguntas entre os membros da equipe.

5. SOCIALIZAÇÃO

Em uma roda de conversa, proponha a socialização das reflexões feitas nas equipes. Sorteie os grupos, ou perguntas, ou deixe livre para os alunos se manifestarem.

Para fechar com chave de ouro, peça que as equipes façam uma produção digital sobre a principal reflexão tratada na equipe. Tal produção pode ser um video, um artigo de blog, um podcast etc. Tal produção deve ser compartilhada com o (a) professor(a) e colegas das outras equipes.

Sobre o autor | Website

Sou Gabriela, uma professora apaixonada por tudo que pode ser útil e inovador para o ensino e aprendizagem.Com especialidade em Didática e em Tecnologias da Informação e comunicação, criei o blog para compartilhar minhas experiências e hoje ajudo outros professores a tornar suas aulas em experiências muito mais engajadoras ;)