Dollify Para Professores: Como Aproveitar um APP do Momento Para Criar uma Aula Incrível

Dollify  Para Professores: Como Aproveitar um APP do Momento  Para Criar uma Aula Incrível

É incrível como quando surge uma febre de algum meme, jingle, APP, movimenta as pessoas, e todo mundo quer ver, baixar fazer, assistir.

Hoje quero falar com Dollify, um APP que cria avatares, uma caricatura que faz a pessoa parecer um personagem da Pixar. Legal, né? O APP ficou tão famoso que já superou recordes de download, superiores a outros apps de entretenimento como a Netflix, por exemplo.

Será que os alunos estão baixando esse APP e fazendo suas caricaturas? Sem dúvidas. Então, porque não aproveitar essa febre e desenvolver uma atividade com esses avatares e fazer uma aula divertida e inovadora?

Nesse sentido, criei uma atividade para navegar em uma área importante e tão pouco explorado na sala de aula: os sentimentos. Qual o nível de satisfação de seus alunos quanto à escola/faculdade? Ou quanto à disciplina que você leciona? ou ao curso? Ou outro assinto que queira explorar? Vejo uma boa oportunidade para conhecer mais nossos alunos e quem sabe, inovar em algo pra auxiliá- los em seus aprendizados.

NOME DA ATIVIDADE: “EU SINTO”

COMO FAZER:

  • Solicite aos alunos que criem seus avatares utilizando o Aplicativo;
  • Crie um ambiente privado para compartilhamento, podendo ser um grupo privado do facebook, instagram, ou outra ferramenta que preferir. Nessa etapa certifique- se que eles publicarão seus avatares anonimamente utilizando um perfil de outra pessoa ou utilizando uma outra estratégia. É claro que certamente que você e os demais colegas de classe identificará quem é quem pelo avatar (ou não, rs), mas a ideia é que eles não se exponham tanto, para evitar qualquer constrangimento.
  • Solicite que os alunos compartilhem no grupo seus avatares e, escrevam um texto respondendo “O que eu sinto…” Aí você escolhe, prof: “O que eu sinto da escola, da matéria que estou estudando, do curso, da vida, dos colegas, enfim. A ideia é incentivar a escrita, possibilitar a expressão dos sentimentos, a autorreflexão dentre outros. O que não impede você usar essa mesma ideia pra tratar de outros assuntos, como a gratidão, por exemplo. Que tal saber de seus alunos por quais coisas eles são gratos na vida? Usem a criatividade!
dollify, educação, avatar, caricatura, inovação na educação
Meu avatar. Amei!

Sobre o autor | Website

Sou Gabriela, uma professora apaixonada por tudo que pode ser útil e inovador para o ensino e aprendizagem.Com especialidade em Didática e em Tecnologias da Informação e comunicação, criei o blog para compartilhar minhas experiências e hoje ajudo outros professores a tornar suas aulas em experiências muito mais engajadoras ;)