GOOGLE PARA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS PODEROSAS PARA A PRODUTIVIDADE DE PROFESSORES

Você professor certamente em algum momento já fez uso de algum serviço do  Google. Talvez para procurar conteúdos, materiais de apoio, inspirações para sua aula, utilizar o e-mail, agenda de compromissos ou qualquer outra pesquisa de seu interesse.

Mas você sabia que o Google oferece uma plataforma gratuita para professores e alunos? E que disponibiliza ferramentas que pode tornar as suas atividades muito mais otimizadas e produtivas?

O Google desenvolveu uma ideia simples nesse sentido. Dispor de uma solução tecnológica para facilitar a vida dos professores e alunos, tanto na sala de aula quanto fora dela. Isso mesmo, uma proposta inovadora que aos poucos está revolucionando a maneira tradicional de aprender e ensinar.

Esse formato de educação já está em prática a 6 anos em escolas da Europa e Estados Unidos e aos poucos também no Brasil. É a tecnologia despontando na educação.

O mundo já vem dedicando esforços para rever processos educacionais, e sabe por quê? Para adequar o universo da educação a atual era da tecnologia.

O mais incrível é que não é necessário muito esforço ou equipamento para implementar esse formato de educação. Além do mais, nos dias de hoje, é importante o professor usar ao seu favor a tecnologia, incentivando a criatividade e interação de seus alunos com objetos tecnológicos.

Se o assunto interessou a você, continue lendo para saber mais sobre:



O QUE É A PLATAFORMA GOOGLE PARA A EDUCAÇÃO

RECURSOS E FERRAMENTAS DA PLATAFORMA GOOGLE

ACESSO E UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA GOOGLE

 

Ao final deste artigo você entenderá basicamente as funções e potencialidades dessa plataforma aliada às maravilhas da tecnologia.

O QUE É A PLATAFORMA GOOGLE PARA A EDUCAÇÃO

Quando falamos “sala de aula” o que vem primeiro em sua mente? Muito provavelmente serão cadeiras enfileiradas, um quadro, um professor, alunos, aulas expositivas, etc… Não é verdade?

Mas o que o Google desenvolveu é exatamente o contrário deste conceito. Na verdade é uma solução tecnológica inovadora com objetivo de mudar consideravelmente o ambiente da sala de aula, aperfeiçoando o modo de ensinar e engajando os aluno no processo de ensino- aprendizagem.

Basicamente, é uma plataforma onde você professor pode controlar toda a atividade dentro da sala de aula em um ambiente totalmente interativo. Ela reúne ferramentas fáceis de usar em qualquer hora, em qualquer lugar ou em qualquer dispositivo.

Assim, é uma poderosa solução rápida e integrada para o dia a dia de profissionais da educação, e tudo isso em um ambiente único, amigável, intuitivo e simples de usar. É gratuito e indicado para escolas e universidades, com foco maior para crianças e adolescentes.

Esta plataforma se propõe também a melhorar a comunicação interna entre professores, alunos e gestores pelo compartilhamento de informações. Lógico, em um sistema que tudo está conectado a troca de informações é potencializada.

RECURSOS E FERRAMENTAS DA PLATAFORMA GOOGLE

A plataforma é dividida em linhas de produtos e serviços, sendo eles:

Dispositivos

Ferramentas de produtividade

Google Sala de Aula

Google Expedições

Alguns outros produtos

Os três temas que são os pilares do desenvolvimento desta plataforma são os dispositivos, as ferramentas de produtividade e o Google Sala de Aula. Para saber um pouco mais sobre estes e os outros produtos e serviços continue lendo a seguir.

Dispositivos

    Imagine uma sala de aula totalmente conectada, compartilhada e colaborativa entre professores e alunos através de dispositivos móveis? Parece até coisa de outro mundo ao primeiro olhar.

Essa é a proposta do Google. Conectar todos da comunidade escolar. E isto está cada vez mais se expandindo.

Para isto, o Google oferece a venda de dois produtos: tablet ou CromeBook. Ambos são produtos já adaptados para o uso de suas ferramentas. A escolha de um ou de outro vai depender muito dos objetivos da escola e, claro, do orçamento disponível.

Professores ou gestores podem solicitar um orçamento para implantação desse sistema em sua escola com a simulação do custo para adquirir os dispositivos móveis. Vale lembrar, que a migração para este formato tecnológico para escolas públicas e sem fins lucrativos apenas com o uso da plataforma é gratuita.

O custo de investimento é apenas para a escolha da opção de compra de dispositivos necessários. Mas calma, de acordo com o Google, tudo foi pensado para o custo ser reduzido e o investimento valer a pena.

Cada dispositivo custa em torno de U$219,00, dependendo do tipo e modelo escolhido (Tablets ou Chromebooks). Os aparelhos são fornecidos com suporte de gerenciamento e acesso às ferramentas da plataforma.

Estes dispositivos já vêm preparados para o uso, e com a promessa de algumas características de produtividade como: bateria de longa duração, alto desempenho, entre outras.

Bom, mas devemos ser realistas. Será que a educação brasileira, principalmente pública, está prepara para absorver um modelo nesse formato? Isso é muito incerto, pois envolve políticas públicas nesse sentido, maior investimento, recursos disponíveis, etc….

Então, um modelo de ensino nesses moldes fica muito condicionado as condições de recursos disponíveis e, principalmente e o que consideramos mais importante, a disposição para quebrar barreiras. Nem todos educadores estão dispostos a vivenciar liderar mudanças nesse sentido.

Mas, se for pensar no investimento para construção de um laboratório de informática, por exemplo, com softwares, suporte e tudo que é necessário para instalação e manutenção, talvez esta solução tecnológica oferecida pelo Google possa ser bem atrativa.

Ferramentas de produtividade

Vamos conhecer agora as principais ferramentas que o Google para Educação oferece. Essas ferramentas são, de fato poderosas para a sua organização, otimização e produtividade dentro e fora da sala de aula. São seguintes ferramentas:

Gmail – Na versão para escolas não possuem anúncios. É possível criar contas para alunos, professores, uma turma e com um administrador controlando as ações. É a ferramenta mais básica do pacote.

Google Drive – Nesta versão possui armazenamento ilimitado. Permite salvar, criar, modificar, compartilhar arquivos com diferentes pessoas. Tudo que é produzido pode ser editado simultaneamente e em tempo real, identificando quem modificou o que em um documento ou planilha, por exemplo. Excelente ferramenta para estudos em grupo.

Google Agenda – Pode ser criadas agendas escolares, ou agenda da disciplina e compartilhada com os alunos. Pode ser criado quantos calendários desejar. Provas, trabalhos, eventos, tudo pode ser compartilhado até com lembretes para os mais esquecidos.

G Suite Vault – Esta ferramenta auxilia o administrador da plataforma na pesquisa, no armazenamento e organização de documentos, mensagens de bate-papo e e-mails. É um serviço adicional e possui um custo de $5,00 por mês para cada usuário cadastrado.

Documentos Google – Pode- se  ser criar, editar,  colaborar e compartilhar documentos a partir de um computador ou dispositivo móvel. A proposta de uma atividade em grupo para a turma com modificações colaborativas é uma excelente ideia.

Planilhas Google – Pode ser criado, editado e compartilhada planilhas online a partir de um computador ou dispositivo móvel, também em colaboração. Ideal para registrar notas e acompanhamento de alunos em qualquer lugar.

Apresentações Google – Também pode ser criado, editado e compartilhado apresentações online a partir de um computador ou dispositivo móvel. Ideal para criar apresentações em qualquer situação ou local em que tiver acesso a internet com a grande vantagem da mobilidade.

Google Sites – Com esta ferramenta é possível criar sites, jornal estudantil ou projeto de pesquisa online. Fácil de usar e sem escrever uma única linha de código para programação. Com ele é possível estreitar a relação entre alunos, professores, gestores e até os pais.

Hangouts – É um sistema de videoconferência, conectando-se a qualquer hora por vídeo, voz ou texto. Ideal para propor videochamadas em grupos para discussão ou tirar dúvida de alunos.

O interessante é que a maioria destas ferramentas está disponível para o uso com uma conta de e-mail comum. E dentro desta lista com certeza você já conhece a maioria destas ferramentas ou até muito provavelmente já faz uso.

Mas, você utiliza-as como recurso educacional? Você está pronto para utiliza-las a seu favor?

De uma coisa tenha certeza, com criatividade e vontade várias abordagens e metodologias práticas podem ser desenvolvidas com estas ferramentas já disponíveis. Mas vamos por partes, este será um tema de nossas próximas publicações.

Se você gosta desse tema produtividade, talvez você também goste dessa outra ferramenta aqui. Clique e saiba mais.

Google Sala de Aula

    Este talvez seja a cereja do bolo da plataforma. Também faz parte do conjunto de ferramentas para a produtividade do professor, mas vamos tratar dela aqui separadamente.

Como já mencionado, a maioria das outras ferramentas pode ser acessado com uma conta de e-mail simples, e com criatividade podemos colocar em prática ideias inovadoras.

Mas o Google Sala de Aula ou “Google Classroomengloba todas essas ferramentas comentadas em um único local ou ambiente. Foi criado para facilitar a comunicação da turma, acompanhar o progresso dos alunos, permitindo o desenvolvimento do ensino de maneira conjunta.

Tudo isso sem o uso de papel, tudo digital. Algumas das funcionalidades são:

→ Economia de tempo ao fazer uma cópia de um documento Google automaticamente na nuvem;

→Cria pastas no Google Drive para cada atividade desenvolvida por cada aluno automaticamente;

→ Possui uma página de Tarefas que informa o que deve ser feito pelo aluno, apenas com alguns cliques;

→Professores determinam as atividades e prazos para realizar de forma simples e fácil;

→Professor acompanha em tempo real quem já completou ou não uma atividade, pode revisar, corrigir e atribuir notas.

→Página personalizada para cada aluno, permitindo acompanhar suas pendências.

É incrível ou não?

Expedições

    Imagine você levando seus alunos para dar uma voltinha na superfície de Marte? Ou então passear no mar vendo corais? Mostrar locais famosos?

Este é o mais novo produto do Google, a realidade virtual. Com o Google Expedições ou “Google Expeditionsvocê pode levar seus alunos a viagens virtuais totalmente imersivas de forma divertida, atrativa e criativa.

O Google Expedições apresenta coleções de conteúdo de realidade virtual que pode ser acessadas como materiais de apoio. E o mais deslumbrante, pode ser compatível com o  currículo escolar e incluível como recurso didático em seus planos de aula.

Cada experiência é acompanhada de textos com detalhes, pontos de interesse e perguntas. As expedições são experiências em grupo com um guia que conduz e os exploradores que o seguem.

Para fazer uso não é necessário muito investimento. Basta um tablet para o guia e smartphones para os exploradores. Ambos devem ter instalado o aplicativo Google Cardboard, que pode ser executado em qualquer dispositivo Android ou iOS, desde que atendam às especificações exigidas.

Por último, precisa de um visor de realidade virtual. Pode ser comprado do próprio Google em seu site, porém o mais interessante que pode ser feito manualmente sem muita dificuldade.

Mais alguns produtos

Não só estas ferramentas até aqui apresentadas podem ser utilizadas no contexto educacional, mas outras podem ter o seu papel. Alguns exemplos:

Google Search – Ferramenta de pesquisa com materiais que ajudam alunos de todos os segmentos de ensino a se tornarem pesquisadores especializados.

Google Maps – Oferece acesso a informações visuais mundiais e recursos para ajudar você professor a proporcionar aos alunos uma forma de explorar, criar e colaborar com ferramentas de mapeamentos. Pefeito para o ensino de geografia.

Google Cultural Institute – Reúne milhões de artefatos de parceiros juntamente com fatos históricos, tornando-se um museu virtual. Ideal para o ensino de artes.

Google Acadêmico – Pesquisa mais científica em literatura acadêmica em diversas disciplinas e fontes. Pode encontrar artigos, teses, dissertações, livros, resumos, etc. Ideal para pesquisas de trabalhos de disciplinas de universidades.

Open Online Education – É uma plataforma de educação para criar e oferecer cursos on-line possível de ser direcionado para um grande número de alunos. Permite também fazer uma análise detalhada do desempenho dos alunos. Ideal para uma turma ou grupo de alunos.

Recursos Opcionais

    Além desta vasta quantidade de ferramentas existem outros recursos que também são importantes e podem ser explorados. Tudo que acontece no mundo por de trás existe um compartilhamento de ideias e colaboração entre pessoas.

Estamos falando da interação com outros profissionais, simpatizantes e usuários, na troca de experiências e ideias. São disponibilizadas as seguintes ferramentas no pacote:

Comunidades – Voltado para professores que utilizam o Google, dando a possibilidade de localizar um grupo de trabalho mais próximo e participar online, por exemplo. Você pode aprender, compartilhar e buscar inspirações para sua sala de aula.

Programas – Programas para professores e alunos. É possível ver os principais programas desenvolvidos com esta plataforma, fazendo a busca entre o público-alvo (aluno, professor ou ambos) e segmento (ensino fundamental e médio, universidades ou ambos).

Estudo de casos – É possível ver escolas e instituições que mudaram para o Google. Também oferece a ferramenta de busca por tipo de instituição, tamanho, objetivo, pais ou palavra-chave.

Ciência da Computação – Oferece oportunidades de aprendizagem na Ciência da Computação. Foi desenvolvida uma série de recursos, programas, bolsas de estudo e oportunidades de financiamento para envolver estudantes e professores do mundo todo interessados no tema.

Global Education – Uma espécie de portal de informações, reunindo ideias e recursos para formuladores de políticas para a educação. Em inglês.

ACESSO E UTILIZAÇÃO DA  PLATAFORMA GOOGLE

Depois de conhecer um pouco de todos estes benefícios e as potencialidades e funcionalidade desta plataforma, você deve estar se perguntando como pode começar a utilizar estes recursos.

Primeiro, vamos esclarecer que o uso dessa plataforma integrada é gratuito. No entanto, somente pode ter acesso professores que fazem parte de uma instituição credenciada. Mas o que isso quer dizer?

Para ter acesso às ferramentas você deve estar cadastrado através de um e-mail institucional criado pelo próprio Google. Mas o procedimento é simples.

Escolas públicas ou sem fins lucrativos precisam se inscrever, mas não pagam pelo serviço. Para escolas particulares é cobrado um valor relativo ao uso por professores e funcionários.

Se você professor ficou interessado para sua escola você deve mostrar para os gestores. Isso porque o cadastramento deve ser feito pelos gestores da instituição educacional do qual tem interesse.

São necessárias algumas informações para o cadastramento como: nome completo; endereço de e-mail utilizado pela instituição; informações do nome, endereço, cidade, estado, CEP, quantidade de alunos e tipo da instituição.

Você ainda pode solicitar maiores informações para esclarecer dúvidas de como funciona ou como se cadastrar.

Depois deste processo, o Google faz uma validação das informações fornecidas e cria o domínio de e-mail para sua escola. Pronto, é só criar sua sala de aula e explorar cada recurso tornando a sala de aula um ambiente mais interativo e extraordinário.

Outro recurso interessante é a possibilidade de solicitar treinamentos para professores, alunos, gestores e administradores de TI da escola. Os treinamentos podem ser online ou se preferir leve um instrutor representante oficial até sua escola. Mas o melhor, o treinamento on-line é gratuito e ainda oferece certificação.

É válido esclarecer que todos esse recursos estão disponíveis também livremente para qualquer usuário Google, podendo ser utilizado sem esse cadastro específico para educação. Também é possível utilizá-los com turmas ou atividades específicas sem essa integração com a escola.

Mas será que vale a pena o uso desses recursos? Será que realmente é um investimento vantajoso ao pensar em adquirir dispositivos móveis para sua escola? Bom, não é tão difícil de imaginar.

Primeiro, como já comentado, o mais forte motivo é o fato de estar trabalhando com tecnologia, coisa que não é nova para os alunos e já se espera uma aceitação.

Segundo, o engajamento e produtividade da aula podem ser muito melhores. Não só para os alunos mas especialmente para os professores. Sem contar o tempo fora da aula que pode ser mais bem aproveitado, e por aí vai.

Mas se mesmo assim, você está com a pulga atrás da orelha, vamos dar mais um motivo, que talvez seja o mais impactante. Os custos para implantação e manutenção quando comparados a um laboratório de informática convencional são muito menores.

E é aí o ponto principal que deve ser analisado por toda a comunidade acadêmica, custo e benefício. Mas é claro, cada caso é um caso e deve ser bem analisado.

Uma dica é ir utilizando e introduzindo na sala de aula e no seu dia a dia estas ferramentas aos poucos. Uma transição gradual vai moldando sua percepção sobre o uso. Lembre-se, uma opinião só deve ser formada depois de realmente conhecer do que está falando.

Mas a mensagem por trás de todo esse contexto é que a tecnologia pode sim revolucionar a forma de ensinar e aprender.

Torna o ambiente um verdadeiro mundo a ser descoberto, despertando os mais variados sentimentos e experiências, desenvolvendo muitas habilidades práticas importantes para os dias atuais. Sem dúvida, uma experiência única para professores, educadores, gestores e alunos.

Gostou do conteúdo? Em breve publicaremos conteúdo mais detalhado sobre algumas ferramentas e como utilizá-las. Se você já utiliza a plataforma ou alguma ferramenta em específico compartilha com a gente, sua experiência é muito importante para nós.

Sobre o autor | Website

Sou professora especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação e acredito verdadeiramente que a tecnologia pode transformar a maneira de aprender e ensinar.