Matriz 5W2H no ensino: Saiba como utilizar

Matriz 5W2H no ensino: Saiba como utilizar

Mais uma metodologia ágil para utilizar na atividade docente é a Matriz 5W2H.

Tem  o nome estranho, mas basicamente um template em formato de matriz com palavras chaves para a organização de um projeto.

É possível usar a ferramenta para:

  • Organizar ações relativas ao conteúdos dos planos de aula (o planejamento de um projeto de pesquisa, ou uma aula de campo, por exemplo); 
  • Auxiliar na gestão escolar em assuntos administrativos e acadêmicos para definição de ações e distribuição das responsabilidades; 
  • Auxiliar os alunos a desenvolver trabalhos em equipe, como eventos, projetos de extensão, dentre outros.

Para aplicar o método, basta definir os elementos da ferramenta, que nada mais é do que 5 palavras que começam com a letra ”W” e duas palavras com a letra ”H”. 

Antes de irmos para os elementos, é interessante destacar que não existe regras engessadas para a utilização da ferramenta, sendo possível utilizar uma matriz individual para cada atividade do projeto em questão, ou uma para cada pessoa envolvida, ou uma abrangendo toda a atividade ou até mesmo para definir as próximas ações de um empreendimento. 

Além disso, você pode usar o método com um template pronto,ou adptá-lo em uma planilha, ou escrever as informações em um quadro utilizando post its e até criar uma nota em um APP.

O mais importante que todos os envolvidos tenham os acessos necessários e possam alimentar as informações, se for o caso. 

Começando com os 5Ws:

What (o que): Defina o que é projeto em questão. Dê um título a ele.

Why (porque): Para toda ação, é necessário um objetivo. Então, defina um propósito para o objeto de utilização da ferramenta.

Where (onde): Defina o local da execução do projeto

When (quando): Estabeleça um período/ prazo para realização da atividade

Who (quem): Estabeleça o líder, o responsável pelo projeto em questão.

E os 2Hs:

How (como): Qual métodos e quais recursos serão utilizados para chegar ao objetivo do plano? Quanto mais específico, melhor.

How Much (quanto): E por fim, quanto será dispensado em recurso financeiro para a execução do projeto em questão? Discrimine-os.

Veja o exemplo e em seguida baixe o template para usar e abusar.

Desejo inspiração e ótimas produções!


Sobre o autor | Website

Sou Gabriela, uma professora apaixonada por tudo que pode ser útil e inovador para o ensino e aprendizagem.Com especialidade em Didática e em Tecnologias da Informação e comunicação, criei o blog para compartilhar minhas experiências e hoje ajudo outros professores a tornar suas aulas em experiências muito mais engajadoras ;)