[INFOGRÁFICO]: Como usar o Método Peer Instruction

[INFOGRÁFICO]: Como usar o Método Peer Instruction

O Peer Instruction ou Instruçao por Pares é um método ativo de aprendizagem muito interessante e inovador.

Conheci-o quando estava escrevendo um artigo sobre o perfil dos professores que conhecem e utilizam metodologias ativas no ensino e achei muito criativo a forma que Eric Mazur, o criador do método, conseguiu estimular a interação produtiva de alunos, o pensamento crítico, a colaboração e ainda no meio disso tudo, o essencialismo de uma aula expositiva.

Podem haver mil métodos inovadores para substiuitmos a aula expositiva, mas existem contextos e conceitos que o professor precisa necessariamente fazer uma exposição do conteúdo. Agora, como o aluno absorve tudo isso, aí que está o “q” da questão.

O que Eric Mazur foi exatamente isso. Criou um método que dar a importância devida aos conteúdos conceituais e acrescenta pílulas de abordagens ativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Veja só como funciona:

Infográfico: PEER INSTRUCTION

Sobre o autor | Website

Sou Gabriela, uma professora apaixonada por tudo que pode ser útil e inovador para o ensino e aprendizagem.Com especialidade em Didática e em Tecnologias da Informação e comunicação, criei o blog para compartilhar minhas experiências e hoje ajudo outros professores a tornar suas aulas em experiências muito mais engajadoras ;)