Organiza Professor: Como organizar Projetos e Checklists no Trello e Evernote

Organiza Professor: Como organizar Projetos e Checklists no Trello e Evernote

Em quantos projetos você está trabalhando atualmente? Sabe quais ações precisa fazer em cada projeto para concluí-lo com sucesso? Na minha visão, um projeto vai muito além da etimologia da palavra, que significa “lançar a frente”, “esboçar algo”, mas sim trabalhar em pequenas ações hoje, para chegar em um objetivo maior. E nós professores, temos tarefas a executar, ein? Começamos essa série com o assunto: “Como Organizar Datas e Prazos no Google Agenda” e agora seguimos com os projetos e checklists.

Voltando aos projetos, quando penso em projetos e checklists não vejo outra coisa além de meios poderosos para organizar minha vida, desde projetos de sonhos a realizar até simples ações/tarefas que preciso fazer no meu dia a dia.

Aprendi com o método GTD que tudo que é preciso mais de uma ação para se tornar realidade, é um projeto. Assim, tudo o que quero e preciso fazer que demanda mais de uma ação, dou o nome de projeto, reflito e registro tudo o que eu preciso fazer pra chegar em tal objetivo.

Outra lição poderosa que carrego é que, não importa o resultado que preciso alcançar lá na frente, ou a complexidade dele, mas sim o que eu faço hoje pra chegar no resultado. Assim, o que vai determinar o resultado positivo em um projeto, seja, uma disciplina inteira a ser ministrada em um semestre ou ano letivo, um treinamento com professores, ou uma atividade avaliativa com alunos, são as ações realizadas, etapa por etapa.

Nesse post quero mostrar como tenho feito isso, nas Plataformas Trello e Evernote: Apps incríveis, que bem organizados e alimentados com as informações necessárias, ajudam de mais na economia de tempo, visão da quantidade de tarefas a executar, sem contar com o sentimento de confiança e leveza em ver tudo definido e organizado. Vamos explorar:

  • O QUE É E COMO FUNCIONA O TRELLO
  • VISÃO GERAL DO TRELLO
  • ORGANIZANDO PROJETOS NO TRELLO
  • CHECKLIST NO TRELLO
  • CHECKLIST NO EVERNOTE

O QUE É E COMO FUNCIONA O TRELLO

O Trello é uma plataforma de organização de projetos individuais ou/e equipes. Totalmente customizável e adaptável à necessidade do usuário. Para acessar é necessário fazer um cadastro utilizando o e-mail os dados do Google. A ferramenta usa a nomenclatura e layout em forma de “quadros” para organizar as informações, uma espécie de post its digitais. Muito de mais!

Login no Trello

VISÃO GERAL DO TRELLO

O Dashboard do Trello é usualmente agradável. Os quadros ficam organizados por quadros pessoais e quadros de equipes. Além disso, os quadros mais acessados ficam no grupo “visualizados recentemente”.

Para criar um quadro é bem simples. Clique em “criar novo quadro”, insira o nome do quadro, selecione se o quadro é público, particular, ou pertencente a alguma equipe, escolha um plano de fundo e pronto. O quadro está pronto.

Criando Quadro no Trello

.

.

Personalizando Quadro no Trello

ORGANIZANDO PROJETOS NO TRELLO

No quesito Projetos, incluindo todas as ações necessárias, classifico em: Projetos em Andamento, Projetos de algum dia/talvez, Projetos Suspensos e Projetos Concluídos. Os concluídos estão arquivados no Evernote. No Trello estão esses outros (que precisam de ações praticamente todos os dias).

O quadro que mais tenho ações é o de Projetos em Andamento. Crio uma lista para cada projeto,ou seja, objetivos que requer mais de uma ação e itens dentro da lista (cartões), indicando essas ações.

Criando lista/Projeto no Trello

Adicionando Listas e Cartões no Trello

Uma funcionalidade muito interessante é a criação de etiquetas, tags com cores, que podem sinalizar uma ação ou identificar qualquer outro ponto relevante.A medida que criamos os cartões na lista, incluímos a etiqueta Na minha realidade, criei 4:

  • Tudo OK, sinalizando que a ação já foi concluída
  • Vamos, Continua: indica que eu já iniciei a ação, mas ainda não concluí
  • Agir: Nessa, seleciono a etiqueta para as ações que preciso executar
  • Ação em equipe: ações que não dependem apenas de mim para serem cumpridas.

Para criar as tags, é simples! Faça um clique duplo no nome da lista e selecione a opção, editar etiquetas.

Incluindo Etiquetas

O Trello já vem com uma lista de etiquetas por cores pré definidas. O que precisa é somente dar nomes à elas e selecioná-las de acordo com sua necessidade.

Selecionando Etiqueta

Para personalizar as etiquetas, clique no ícone de edição e insira o nome e cor que preferir.

Editando Tags

Escolhendo nomes e cores para as Tags

CHECKLIST NO TRELLO

Outra técnica muito boa de organização, são os Checklists. Sabe a lista de compras que levamos ao mercado e a lista de material escolar etc? Pois é..são listas de tarefas a fazer, que precisam ser “ticadas” quando cumpridas.

Geralmente utilizo para atividades pontuais do dia a dia (afazeres do dia 18/07, por exemplo) ou relacionado à ações de um projeto, que eu preciso fazer dentro de um prazo específico. No trelo tenho utilizado, no meu planejamento mensal.

O Checklist no Trello é uma funcionalidade dos cartões das listas de projetos. Para criar um, faça um clique duplo no cartão e selecione a opção “Checklist

Escolhendo a opção, basta escolher o nome do Checklist e incluir todos os itens da lista.

Adicionando o Checklist, agora é hora de incluir as tarefas uma a uma.

Inserindo informações no Checklist

Criando as tarefas do checklist, a lista está pronta e fica salva dentro do cartão criado, ou seja, dentro da ação de um projeto.

Observe abaixo que, a medida que as tarefas vão sendo cumpridas, o trello mostra a porcentagem. É lindo né?

Checklist pronto e em execução

CHECKLIST NO EVERNOTE

Se você já conhece um pouco do meu trabalho, já deve saber que o Evernote é uma das ferramentas queridinhas por mim , e é claro que eu utilizo a função checklist dele. Se você quiser saber mais do Evernote para professores, clique aqui ou aqui.

Quanto ao Checklist no evernote, geralmente incluo listas urgentes, pois acho mais prático manusear o App no smartphone. Então quando tenho insights, ou preciso cumprir tarefas urgentes, corro e faço uma nota no Evernote! Espia esse checklist de insights!

Checklist no Evernote.

Me conta, você já utiliza ferramentas para organizar seus projetos? Como tem feito isso? Tem dado certo?

Sobre o autor | Website

Sou Gabriela, uma professora apaixonada por tudo que pode ser útil e inovador para o ensino e aprendizagem.Com especialidade em Didática e em Tecnologias da Informação e comunicação, criei o blog para compartilhar minhas experiências e hoje ajudo outros professores a tornar suas aulas em experiências muito mais engajadoras ;)