Gabriela Cunha

Olá. Primeiramente gratidão por querer conhecer a história do Blog e automaticamente me conhecer melhor. 😉

Me chamo Gabriela Cunha de Oliveira Munaretti, tenho 26 anos, nasci e moro em Rio Branco, capital do Acre. Sou casada, tenho uma única irmã chamada Amanda, pais incríveis e uma família muito especial que me permitem a cada dia experienciar o sentido da vida. 

O surgimento deste blog em Fevereiro de 2017 deu-se devido a  uma inquietação imensa de compartilhar pensamentos, estudos e inspirações que tive em duas especializações que estava fazendo nesse período:  Didática do Ensino Superior e em Tecnologias da Informação e Comunicação. Experiências que me permitiram conhecer mais o mundo da Educação e onde nasceu duas grandes paixões: a de escrever e a de ser educadora.

Voltando mais ainda no tempo, me destaquei muito cedo quanto aluna. Não fiz a primeira série, pois já sabia ler e escrever. E com a mente  acelerada e o raciocínio rápido, a vontade de conhecer mais o mundo dos números aflorou.

Depois de algumas tentativas em outros cursos de ensino superior, acabei entrando no Curso de Ciências Contábeis, uma formação que sou muito grata por tê-la como base profissional.

Mas o que eu não sabia era que seria professora de Contabilidade. A oportunidade surgiu e eu agarrei com toda a vontade e o amor de fazer acontecer.

Aliado a tudo isso, eu sempre gostei de tecnologia. Há alguns utilizo métodos de organização da vida pessoal e profissional em plataformas digitais com o objetivo de facilitar o meu dia a dia e principalmente o meu trabalho.

Então, isso também foi uma inspiração imensa de criar o Blog para compartilhar minhas experiências e dicas relacionadas à inovações na Educação.

Hoje, além de blogueira e  atuo na função de docente na Rede Federal de Ensino no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico com atuação também no ensino superior no Curso de Contabilidade e outras áreas de gestão. Participar da formação de pessoas realmente é o que me inspira. 

Hoje os propósitos que me norteiam ao exercer a profissão de educadora são:

  • Ser professora que eu gostaria de ter, pela dificuldade que eu tinha de aprender determinados assuntos aliadas a metodologias ultrapassadas e a falta de esforços por parte de alguns  professores que tive.
  • Estar  sempre atenta às mudanças e novidades do mundo tecnológico e  educacional.
  • Sempre que possível  compartilhar conhecimentos sobre tais temas, pois acredito que conhecimento e expertises guardados não servem para nada.

Além da docência e do blog,  ajudo professores a inovar, por meio de cursos, oficinas, palestras etc com a intenção de explorar e aplicar métodos inovadores e engajadores em suas práticas de ensino, e especialmente o método da  Gamificação  que é meu xodó.  

Realizar esse trabalho de inovação para o mercado profissional com estudantes também faz parte das gamas de projetos que desenvolvo hoje. Acredito que para a sociedade informacional e midiática que  vivemos hoje, a solução está na formação de pessoas que logo logo estarão inseridas no mercado de trabalho e produzindo soluções para tal sociedade. Então, educar para inovação, criatividade e sobrevivência informacional é essencial!

Além disso, participar de  de Eventos Educacionais, de Inovação,  Tecnologia e áreas afins são muito minha praia e ainda tem permitido  me qualificar ainda mais,  fazer networking e conhecer pessoas incríveis que compartilham desse mesmo sentimento.

Nesse mundo da docência aprendi que ser um professor inovador e tecnológico é muito mais do que utilizar um data show em suas aulas, por exemplo. Mas sim, estar atento às tendências, abordagens, métodos,  ferramentas tecnológicas, sempre explorando, testando  e aprendendo. E assim, de passo a passo ir  transformando para melhor, a maneira de ensinar e fazer da sala de aula um lugar incrível!

Se você é um profissional da educação e:

⇒ Quer conhecer métodos inovadores e recursos tecnológicos para ressignificar a experiência de aprendizagem  na sala de aula; 

⇒ Acredita que um olhar diferente para o uso de tecnologias no ensino, é um fator determinante  para inovar as maneiras de ensinar e aprender;

⇒ Sente que práticas de inovação e recursos tecnológicos disponíveis bem utilizados podem transformar para melhor a maneira de aprender e ensinar.

Então você está no lugar certo.

Mas…

Talvez  você acredite que a união entre tecnologia e educação é uma ilusão;

Talvez a ideia de  rever conceitos e mudar a maneira de ensinar pode ser doloroso e desafiador;

Talvez você já teve experiências negativas ao propor uma inovação em sala de aula ou ao utilizar uma tecnologia para engajar os alunos.

Mas a certeza é que esse espaço foi pensado no propósito de desmistificar o uso das tecnologias e inovações na Educação, a partir de minhas experiências com aplicativos, ferramentas, abordagens, métodos, e objetos de aprendizagem apoiado por tecnologias ou não e assim, poder compartilhar conteúdos sobre tais assuntos. 

Minhas Formações e Certificações em Educação

Pós Graduação Lato Sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação – 2017

Pós Graduação Lato Sensu em Didática do Ensino – 2017

 Shift FIAP Gamification – 2019

Certiticação em Educação Midiática – 2019

Fellow Stem Tech Camp – 2020

Certificação Google Educator  Level 2020

Publicações Científicas:

Uso de dispositivos móveis na formação docente

Gamificação no Ensino da Contabilidade: Uma prática com o jogo Deborah

Clique Aqui para ver os materiais do  do Blog

Um grande abraço meu e seja sempre bem vindo(a)!