Aplicativos Gabriela Cunha

EVERNOTE: UMA FERRAMENTA FANTÁSTICA PARA ORGANIZAR A VIDA DE UM PROFESSOR

Com certeza, você professor sempre tem muitas coisas pra fazer e lembrar. É incrível como esse nosso trabalho da docência exige uma mente sempre ativa: planejar aulas, preparar e corrigir trabalhos e provas, participar de reuniões, organizar atividades, participar de eventos, pesquisar, estudar, enfim… São muitas coisas para o cérebro processar e armazenar.

E mais: para nós professores, toda hora é hora para captar informações, novidades e ter ideias para levar à sala de aula. Eu por exemplo, todas as novidades que vejo por aí, vejo uma forma de fazer um link com os assuntos aqui do blog, com uma aula que vou ministrar, um trabalho da pós-graduação que vou apresentar, etc. Pra mim, todas as experiências no dia a dia podem me trazer inspirações para a realização do meu trabalho. Agora, por exemplo, no momento que escrevo esse artigo, tenho pelo menos umas 7 inspirações para novos materiais aqui para o blog.

O Fato é que são tantas coisas para lembrar, que muitas vezes (e é normal acontecer) esquecemos. Sabe quando lutamos para lembrar de algo que não poderíamos esquecer de jeito nenhum, aí forçamos, meditamos e nada? Pra mim, isso é uma frustração terrível.

Isso me assolava até acontecer 3 coisas: a primeira é ter conhecido o EVERNOTE e as outras  duas é assunto para depois

Continue lendo para conhecer:

O QUE É O EVERNOTE

COMO FUNCIONA O EVERNOTE

RECURSOS DO EVERNOTE

DETALHES IMPORTANTES DO EVERNOTE

 

O QUE É O EVERNOTE

O Evernote é uma ferramenta que funciona como um bloco de notas digital super moderno, disponível em plataforma web, para computador e dispositivo móvel que permite você armazenar de várias formas tudo o que está na sua mente: em forma de texto, desenhos, imagens, áudios, lembretes, arquivos, fotos etc. Além disso, é possível acessar tudo em qualquer dos seus dispositivos, em qualquer hora, e em qualquer lugar.

 

COMO FUNCIONA O EVERNOTE

As funcionalidades básicas da ferramenta são criar, organizar, compartilhar e encontrar notas sempre que quiser. É possível criar notas e organizá-las em cadernos e etiquetas. É como se fosse uma caixa de arquivo: os cadernos são a caixa em si com a sua identificação; as etiquetas são as pastas dentro da caixa, classificadas por ano ou assunto, por exemplo; e as notas são os documentos dentro de cada pasta. Funciona como uma hierarquia.

Resumindo: A ideia é criar notas(documentos), classificá-las em etiquetas (pastas) e guarda-las em um caderno (caixa arquivo).

O Legal é que o Evernote é uma ferramenta totalmente customizável. Assim, você pode criar notas, etiquetas e cadernos na maneira que quiser, organizando informações sobre as turmas, disciplina, semestre, alunos, ideias, inspirações, projetos, questões, atividades, escolas, alunos, lista de presença, conteúdos, enfim, utilize-o da melhor maneira para você.

 

RECURSOS DO EVERNOTE

Não basta somente criar, salvar e compartilhar suas notas. A ferramenta dispõe de um leque de recursos que amplia ainda mais a sua experiência de usufruto da ferramenta.

Criando notas: Uma nota é qualquer coisa que se queira registrar. Assim, o Evernote te dá oportunidade de registrar algo em qualquer formato de conteúdo:

→ Textos: É possível utilizar ferramentas de estilo, layout, listas, marcadores, realçadores etc.

→ Áudios: gravar um áudio é uma alternativa de registro rápido

→ Desenhos e escritas customizadas: Registre algo em formato de desenho, esquemas, mapas mentais, do jeito que você quiser.

→ Página Web: Capture conteúdos de página web para ver depois

→ Documentos: Anexe documentos salvos nos seus dispositivos ou salvos no seu Google Drive

→ Lembretes: adicione lembretes com horário, data e encaminhe para o seu e-mail

→ E-mails: É possível criar notas a partir de e-mails

→ Capturas de tela: Capture conteúdos de telas do seu computador ou dispositivo móvel.

Compartilhando notas: Hoje em dia, tudo é compartilhável, inclusive o que você captura no Evernote. É possível compartilhar suas notas enviando para redes sociais (como o Facebook, Twitter e Linkedin), por e-mail ou através de um link. Além disso, é possível também compartilhar por e-mail ou para outra pessoa com uma conta no Evernote, um caderno com todas as notas nele registradas.

Pesquisando Registros: Existem várias maneiras de encontrar o que precisamos em nossa estrutura no Evernote, de maneira bem simples. No campo de pesquisa é possível pesquisar por:

→ Palavras chave de notas, anexos, etiquetas, texto escrito a mão (o Evernote reconhece as palavras contidas em textos escritos à mão, em desenhos e imagens), nos cadernos e chat.

→ Por filtros, para encontrar notas por data, local de criação, tipos, etc. Ao invés de pesquisar por uma palavra chave contida na nota, pesquisa por filtros, por exemplo: “notas criadas ontem” “notas do Rio de Janeiro”, “notas com áudio” etc.

É possível também salvar pesquisas, caso precise pesquisar depois o mesmo termo ou filtro, e criar atalhos para acessar notas ou cadernos com poucos cliques.

Sincronizando Notas: Ao realizar seu cadastro, é possível utilizar os recursos em diferentes plataformas: na versão web, em aplicativo disponível para dispositivos móveis ou na versão de download para computador, tudo com uma mesma conta. Independente do dispositivo que utilize para salvar uma nota, o sistema sincroniza os dados para todos os dispositivos. A Sincronização ocorre automaticamente, podendo também ser feita manualmente. Se houver algum erro na sincronização, provavelmente é porque você alterou uma nota em mais de um dispositivo antes de haver a sincronização.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO EVERNOTE

Cadastro: É necessário realizar o cadastro na ferramenta para utilizá-la. É possível fazê-lo, utilizando os dados do Google ou indicando um e-mail e senha, pelo sistema da própria plataforma.

Necessidade de Conexão: Existem funções que não é necessário o dispositivo está conectado à internet para funcionar, como exemplo: capturar e salvar notas.

Viu a quantidade de facilidades que o Evernote pode oferecer? O Google também possui uma série de ferramentas para a produtividade de professores. Clique aqui para conhecer essas outras ferramentas incríveis.

Sobre o autor | Website

Sou professora especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação e acredito verdadeiramente que a tecnologia pode transformar a maneira de aprender e ensinar.