Aplicativos Gabriela Cunha

COMO UTILIZAR O PLICKERS: O GUIA COMPLETO PARA APLICÁ-LO COM SUCESSO NA SALA DE AULA

Como você aplica testes a seus alunos? Escreve na lousa? Reproduz em um slide? Entrega a eles uma lista de exercícios  impressa?

O Plickers é um aplicativo inovador para aplicação de testes aos alunos. Além de aplicar utilizando o celular (somente o do professor) , é possível saber quem e quantos acertaram e/ ou erraram a questão, qual questão obteve mais acertos e erros, tudo isso na hora da aplicação, quentinho em tempo real.  Se você não sabe ainda o que é o Plickers eu recomendo fielmente que antes de navegar nesse tutorial você leia esse artigo aqui, aí sim, pode voltar pra cá e ver o passo a passo de utilização dessa ferramenta incrível.

A Utilização do aplicativo passa por três fases:

1ª fase: cadastramento de pastas, turmas e  questões na versão web do aplicativo (pelo site):  passos 1, 2, 3, 4, e 5

2ª fase: Impressão dos cartões de resposta: passo 6

3ª fase: aplicação de questões na sala de aula pelo aplicativo instalado no celular: passo 7

 

PASSO 1: CRIE SUA CONTA  E ACESSE O APLICATIVO NA VERSÃO WEB

Pra começar precisamos acessar o site www.plickers.com Os passos 1 ao 6 são feitos todos pelo site e só depois utilizamos o aplicativo no smatphone para aplicar as questões na sala de aula. Existem duas opções para criar a conta e ambas são super fáceis: pelo modo tradicional inserindo nome, sobrenome, e-mail e senha ou utilizando suas informações da conta Google. Depois de criar, pronto. Já pode iniciar a utilização.

Como usar o plickers

Fazendo o login no plickers

Criando Conta Plickers

Criando conta no plickers

 

Acessando o Plickers com o Google

Acessando o Plickers com o Google

PASSO 2: CRIE UMA PASTA

A criação da pasta serve para organizar as questões que você irá criar depois. Essa pasta pode ser por turma, por disciplina, por conteúdo, etc.  Basta inserir o nome da pasta e pronto. Se você acha que não tem necessidade de criá-las não tem problema. Pule direto para a criação das questões

Criando pasta no plickers

criando pasta no plickers

criando pasta no plickers

PASSO 3: CRIE AS QUESTÕES

Com as pastas criadas, já podemos elaborar as questões que queremos aplicar aos alunos. O aplicativo permite criar dois tipos de questões: de múltipla escolha  ou  verdadeiro/falso. Basta inserir o comando e as  alternativas da questão e selecionar ao lado qual é a alternativa correta. Simples, né?

criando questões no plickers

criando questões no plickers

questões de verdadeiro/ falso

criando questões de verdadeiro/ falso

criando questões no plickers

criando questão de múltipla escolha

                         

PASSO 4: CRIE TURMAS

Agora é necessário  criar nossa(s) turma(s), para inserir os alunos dentro dela(s).

É simples. Escolhemos um nome para turma, o ano/ série e um assunto (o sistema entende como a àrea do conhecimento de sua aula). Nesse caso, escolhemos algo relacionado às questões. Por exemplo, se vou propor questões sobre química orgânica, escolho química para o assunto da turma. Além disso, precisamos escolher uma cor para melhor identificar a turma.

criando turmas no plickers

 

criando turma no plickers

criando turma no plickers

inserindo informações da turma

cadastrar turma no plickers

salvando turma

PASSO 5:CADASTRE OS ALUNOS NA TURMA

Pronto. Criando a turma, aparece uma página própria para cadastro de alunos.  Podemos fazer isso de duas formas: inserindo vários alunos em uma lista ou inserir de um por um  (veja imagem abaixo). No formato de lista escrevemos um nome embaixo do outro e quando clicamos no botão “salvar” todos alunos são inseridos de uma única vez. No modo individual, inserimos o nome e sobrenome do aluno, salvamos e esse aluno é incluido individualmente na turma. Nessa tela do aplicativo também é possível editar os dados da turma (nome, série, assunto e cor, vistos no passo 4) a qualquer momento.

incluindo alunos no plickers

                                        salvando alunos no plickers

alterando dados da turma

A medida que vamos cadastrando os alunos, tanto no formato individual quanto em grupo, eles aparecem organizados por números. Cada aluno representa um número. Por exemplo: Adriano é o número 1, Rebeca é o número 2 e assim por diante. Essa numeração serve para o aplicativo fazer a leitura dos cartões posteriormente na aplicação dos testes na sala de aula.

Também temos a opção de editar o aluno, alterando o seu nome, arquivando-o ou excluindo-o da lista.

editando aluno

editando aluno

PASSO 6: IMPRIMA OS CARTÕES DE RESPOSTA

Inserindo os alunos na turma, agora podemos salvar e imprimir os cartões. É só ir na tela de cartões, clicar e imprimi-los. Não é necessário imprimir os cartões sempre que for aplicar os testes. É possível guardá-los e aproveitarmos na mesma turma ou em outra turma. Porém, é necessário ter um controle numérico dos alunos. Ou seja, saber que Adriano da turma de contabilidade ambiental é o número 1, que a Sandrine da turma de direito empresarial é o número 10 e assim sucessivamente. Eu recomendo que sempre tenha impressa a tela de cadastro dos alunos de cada turma.

impressão do cartão de respostas do plickers

para imprimir os cartões

salvando/imprimindo os cartões do plickers

salvando/imprimindo os cartões do plickers

salvando/imprimindo os cartões do plickers

salvando/imprimindo os cartões do plickers

 

PASSO 7:APLICANDO O TESTE NA SALA DE AULA

Agora com as turmas e questões prontas no aplicativo, podemos ir para a sala de aula e aplicar o teste. Atenção: O aplicativo instalado no smartphone não permite criar pastas nem turmas, somente questões. Sim, é possível criar uma questão na hora da aula no plickers e aplicar aos alunos, porém, só poderá criar questões se já tiver as turmas devidamente cadastradas na versão web. Assim, utiliza- se o aplicativo instalado para aplicar as questões e ler os cartões de resposta na sala de aula. Se você ainda não tem instalado o aplicativo, pode ir aqui  para instalar. Agora também já é o momento de distribuir os cartões aos alunos.

 

 

Com o aplicativo instalado, ao fazermos o login aparece a seguinte tela mostrando as turmas cadastradas anteriormente na versão web. A primeira ação é escolher a turma que queremos aplicar o teste. Por isso a importância de identificá-las lá no passo 4.

aplicando o teste com plickers

aplicando o teste com plickers

Escolhendo a turma, temos as opções de criar um teste ou escolher uma questão na biblioteca. Na biblioteca aparece todas as questões que já foram criadas no aplicativo.

aplicando teste com o plickers

 

Se quisermos criar, basta inserir as informações da questão: comando e alternativas.

criando questão no plickers ( APP)

Criando questão no APP

criando questão no APP

Ou vamos direto para a biblioteca escolher a questão. Nessa tela aparece todas as  pastas e questões já criadas.

 

Ao selecionar ou criar uma questão, ela aparecerá na tela e  clicamos no  ícone “câmera” para aparecer a tela de leitura dos cartões. Aqui os alunos já devem estar vendo a questão e fazendo suas escolhas de alternativa.

lendo cartões plickers

lendo cartões plickers

como os alunos devem mostrar os cartões plickers

como os alunos devem mostrar os cartões plickers

PARÊNTESE: Para os alunos visualizarem a questão existem duas opções: fazer a projeção ao vivo  da questão pelo próprio plickers ou escrever/ projetar na lousa por  outra ferramenta (slides por exemplo).  Para projetar ao vivo, selecionamos a questão no aplicativo e no site logado no computador  clicamos na opção “Live View”.

transmititr questão ao vivo plickers

O ponto positivo da transmissão ao vivo é que os alunos podem acompanhar seu próprio desempenho, sabendo ali na hora se está errando ou acertando a questão, mas por outro lado é necessário o recurso do computador, internet e um projetor disponível na sala de aula. Se não haver esses recursos nada impede de entregar as questões em papel mesmo e fazer o procedimento de aplicar o teste só com o aplicativo no celular. Essa tela abaixo é a tela que aparece na transmissão ao vivo com a questão e os alunos da turma. A medida que é feita a leitura dos cartões,  é possível identificar na tela quem está acertando e errando a questão e ainda, a porcentagem de cada alternativa.

questão ao vivo plickers

questão ao vivo plickers

PASSO 8: LENDO OS CARTÕES

Para ler os cartões, entregamos os cartões para os alunos (de acordo com o seu número respectivo do mapa lá do cadastramento de alunos no passo 5) e pedimos que eles  levantem seus cartões indicando a alternativa correta na parte de cima do cartão . Se ele acha que alternativa correta é a “A”, então ele mostra o cartão com a letra “A” para cima e passamos com o celular  lendo os cartões pela câmera do aplicativo. A medida que o sistema do aplicativo identifica a resposta do aluno ele cria automaticamente uma estatística de erros e acertos.

 

Pronto. Seguindo esses passos é possível  aplicar com sucesso essa ferramenta na sala de aula, e o melhor: pode ser aplicado em qualquer  disciplina e nível de ensino. Além de ser algo interessante para os alunos por ser algo diferente, permite a nós professores ter um diagnóstico mais rápido do desempenho dos alunos e até utilizar essa ferramenta pra utilizar metodologias inovadoras, como por exemplo o Peer Instruction que precisamos de uma resposta rápida dos alunos para aplicá-la. Uma outra ferramenta parecida com o Plickers é o Socrative, porém além do professor os alunos também precisam ter o aplicativo em seus smartphones.

E Aí..você professor já utilizou o Plickers? Ficou interessado em utilizar? Compartilha com a gente como foi os pontos positivos e negativos da experiência  😉

 

Sobre o autor | Website

Sou professora especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação e acredito verdadeiramente que a tecnologia pode transformar a maneira de aprender e ensinar.