83 Iniciativas, Recursos e Inspirações para o ensino online em tempos de COVID 19

83 Iniciativas, Recursos e Inspirações para o ensino online em tempos de COVID 19

O vírus não avisou, chegou e está impactando todas as células sociais da sociedade, inclusive a Educação. Escolas em todo o mundo fechadas, estudantes impossibilitados de ir para aula e sistemas de ensino precisando se “rebolar” para dar conta de prejudicar o mínimo possível desse serviço que é indispensável a todos, mesmo em tempos de crise.

Alternativas tem sido criadas para que os estudantes não fiquem sem aula, sendo a principal estratégia a utilização dos recursos digitais disponíveis para que os alunos tenham o devido acesso aos conteúdos e contato com os professores e colegas durante esse período de isolamento em suas casas.

Diante disso, muitas iniciativas voluntárias tem sido tomadas por parte de educadores, empresas e todos que compactuam que essa alternativa digital é essencial e pode ser a solução contra o ócio educacional durante esse período.

Recebendo tantas informações e iniciativas por meio de conversas, mensagens, postagens, email dentre outros, resolvi fazer uma listagem de iniciativas confiáveis que pode realmente ajudar você ou algum professor ou gestor que você conheça, que possa servir como recurso, inspiração, ou solução para problemas escolares enfrentados nesses últimos dias.

Segue a lista com recursos, ideias, inspirações, links e arquivos para se inspirar,usar e compartilhar.

1 – AMPLIFICA criou um Guia rápido de contingência para escolas- Ações imediatas com implementação em 24h

2 – Os líderes GEG Brasil se uniu em uma força tarefa colaborativa e organizaram um material especial no Google Sala de Aula para escolas e professores.Todos os dias tem novos conteúdos com recursos, links e inspirações são disponibilizados Para ter o acesso ao material é preciso acessar esse link e inserir o código: 42syyuc

3 – Os líderes do GEG Brasil também criaram um Guia de Recursos Tecnológicos.

4 – O jornal Joca, o único jornal para jovens e crianças, realiza um Webinar Gratuito com o tema: Em Tempos de Corona Vírus: Como usar o jornalismo em atividades a distância.

5 – O jornal Joca também disponibiliza a 145ª edição de seu jornal online (clique para baixar) com informações sobre a pandemia dentre outros assuntos.

6 – O Congresso de Felicidade realizou um Encontro Online pela Felicidade e Saúde Mundial. Boas orientações para estimular os estudantes para essa temática.

7- O Projeto ler e pensar prorrogaram seu Webinar do 2° Fórum Online com cursos e palestras com o tema: Informação transformada em conhecimento. Clique Aqui para se inscrever e participar.

8 – Educadores como Reinier Freitas está se disponibilizando do seu tempo pessoal para orientar educadores quanto ao uso das tecnologias do ensino, em tempos de Corona Vírus. Agende o horário aqui.

9 – O Blog TEMPO JUNTO disponibilizou o “Guia: O que fazer com as crianças em casa em tempos de Corona Vírus?” É sensacional! Clique para acessar.

10 – O Google liberou gratuitamente a plataforma Hangout meet para realização de reuniões e conferências online com até 250 pessoas.

11- A Se Liga Prof lança gratuitamente um Kit de Emergência – SOS Professor para aqueles que estão se vendo obrigados a se reinventarem, transformarem seus planejamento e sobreviverem a essa onda inesperada.

12 – A empresa Stoodi liberou por 30 dias todas suas videoaulas e exercícios para ajudar os alunos afetados com a suspensão das atividades escolares. O Comunicado é que as portas estão abertas!

13 – As empresas Agenda Edu, Árvore de Livros , Eduqo e Stoodi criaram O movimento pela educação Educação Digital no qual abre inscrições para escolas interessadas em utilizar suas plataformas gratuitamente durante a suspensão de aulas causadas pelo COVID-19.

14 – A CLOE organiza formações online para professores com os temas: “Como Organizar a rotina escolar com os alunos em casa?” e ” Formação de Professores para aprendizagem ativa” É online e gratuito. Clique aqui e aqui para se inscrever.

15 – Patrícia Rodrigues EAD faz série de vídeos com orientações para gravações de aulas online em tempos de Corona Vírus. O link de acesso está aqui.

16 – A Casa Thomas Jefferson compilou uma série de atividades, jogos e vídeos para todos os seus cursos e estão compartilhando com o mundo inteiro. Clique Aqui para acessar o conteúdo.

17 – A Netflix disponibiliza uma extensão para o Google Chrome que permit assistir séries e filmes de forma remota e simultânea, com chat e tudo. Uma boa alternativa para assistir algo com os alunos, linkando com o tema da aula.

18 – A Educa Ethos disponibilizou um ebook de 35 páginas com 11 possibilidades para o ensino a distância, para fazer com os alunos durante a quarentena do corona vírus. Para baixar é preciso entrar no canal do telegram da professora.

19 – O GEG Diamantina faz encontro online com a temática Metodologias Ativas. Foi disponibilizado também um arquivo compartilhado que está disponível aqui.

20 – A Tríade Educacional realiza lives com s seguinte temas: Recursos e estratégias para a educação on-line, Estratégias para o Ensino Superior, Propostas para fazer em casa: entrelaçando diversão e aprendizagem, Tecnologia Educacional. Clique nos links para acessar os encontros.

21 – Eu disponibilizei a meus alunos uma lista de Filmes, Séries, Podcasts e uma Playlist musical voltados aos assuntos da Contabilidade, área de ensino que trabalho com eles. Inspire- se.

22 – O Aprenda Mais liberou + de 70 mapas mentais de biologia gratuitamente para incentivar estudantes a estudar a matéria nesse período de quarentena. A empresa também diminuiu o custo do seu curso para apenas R$47,90.

23 – O Grupo de Educadores Google Brasil marcou uma live para o dia 24/03 com o tema: “Estratégias de Educação a distância para líderes educacionais”. A página para inscrição é essa aqui.

24 – A Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro criou um aplicativo web disponibilizando todo o conteúdo didático para garantir que os estudantes da rede possam continuar seus estudos de casa. A Ferramenta está na web e liberado para todos.

25 – A Se Liga Prof disponibilizou um guia Home Office para professores com dicas legais para quem está precisando se adaptar a nova rotina de trabalhar em casa.

26 – A Faber Castel fez um combo de cursos gratuitos com certificado, chamado #EmcasacomFaberCastell. Cursos de letering, criatividade dentre outros para crianças, adultos, sozinhos e com a família.

27 – A Redesenho Educacional marca um encontro online com o tema: “Vamos conversar sobre gestão e estratégias de educação online?” Para acessar clique aqui.

28 – Professores criam projeto para para que crianças pudessem retratar o veem com a pandemia de corona vírus e o resultado surpreendeu. Inspire- se. Veja aqui a reportagem.

29 – Porvir publica artigo inspirando em “Como é possível discutir o coronavírus por diferentes ângulos na escola”.

30 – O Professor Damione Damito do podcast Papo de Educador, lança um episódio com o tema “Escola contra o Coronavírus”. É um conteúdo riquíssimo com oportunidades educacionais.

31 – O Governo Federal lança a campanha chamada “Todos Por Todos” para estimular o movimento solidário, captando ofertas e serviços à população. São serviços de Ferramentas de produtividade e e trabalho a distância, internet mais acessível e barata, entretenimento etc. Todos adaptáveis e utilizáveis em ações da educação.

32 – A Matific libera sua plataforma com atividades adaptativas e interativas de matemática para o ensino infantil até o sexto ano. Faça a inscrição aqui.

33 – O Jornal Joca faz mais um webinar, agora com o tema: Como os jovens poderão fazer a sua parte? Clique Aqui para assistir.

34 – A sincroniza Educação lança iniciativa chamada “Professor Presente” uma plataforma virtual de mentoria voluntária para educadores! Para agendar atendimento basta acessar o link, escolher data e hora e completar o formulário com o seu nome e a dúvida. O atendimento será feito via Hangouts na data e hora escolhidas.

35 – A colaborativa, parceira Khan Academy realiza várias lives com os temas “Crie e comunique seu plano pedagógico com as famílias”, “Dicas e recursos para ensino a distância”, “Acompanhamento e gestão de aulas on-line”, “Estratégias de Gamificação no Ensino Remoto” Basta clicar nos links para assistir. 😉

36 A Árvore de Livros faz um webinar no youtube com a temática: ” “Coronavírus: Estratégias para ajudar sua escola”.

37 – Comunidade GEG Brasil publica no blog ” Esteja Próximo de seus alunos- Ensino a distância com G Suit e Chromebooks..”

38 – O programa Educa Mídia realiza lives no facebook com as temática ” Educação Midiática: Recursos para Educadores” e “Coronavírus e os novos letramentos para professores”. Acompanhe na página do Facebook do programa.

39 – A Agenda Edu realiza várias lives na página do instagram com o o tema “Desafios de uma escola presente”. Acompanhe a página deles para acompanhar os dias e horários dos encontros.

40 – A plataforma Kahoot de quiz e atividades interativas libera sua versão premium durante esse período da quarentena. Para fazer o cadastro da plataforma, basta acessar aqui. Marcelo Camargo, fez uma live mostrando como utilizar a ferramenta mesmo a distância. Foi sensacional. Veja aqui

41 – O Google for education disponibiliza um Guia para aplicação de Educação a distância com o Google For Education. Acesse aqui.

42 – Um game foi criado em parceria entre a TRIUNICA e o SEPPO, com objetivo de conectar adultos e crianças em uma experiência gamificada para aprenderem juntos ainda mais a respeito da COVID-19. É um bom recurso didático para fazer com os estudantes. Para acessar o jogo veja as orientações aqui.

43 – A Edu Pulses faz um evento online com nada mais nada menos do que Flora Alves com o tema “Como criar experiências engajadoras de aprendizagem”

44 – A comunidade EduInovam realiza um encontro online com o tema “Ferramentas, Aplicativos e plataformas digitais para EAD”. O link para acesso é esse aqui.

45 – A empresa Aprenda Mais, lança uma aula completa sobre “Como estudar com mapas mentais”, para os estudantes utilizar seu tempo vago durante o isolamento social para aprender novas habilidades e soft skills. A empresa também disponibiliza materiais e ferramentas para ajudar os estudantes que estão meio perdidos o que e como estudar durante o período de quarentena. Já este recurso está nesse link.

46 – O Instituto Singularidades liberou gratuitamente 3 cursos online:  Libras, BNCC na Educação Infantil e leitura infanto-juvenil. Acesse aqui a página dos cursos.

47 – O Consulado dos EUA em São Paulo divulgou ontem que a Nasa tem um plataforma com jogos, vídeos e outras atividades educativas e muito divertidas. Clique Aqui para acessar a página do programa.

48 – O Canal De Prof pra Prof libera gratuitamente um pacote de cursos sobre Storytelling e Ensino Afetivo.

49 – A Proesc, empresa especialista em CaptacaoDeAlunos de #EscolasParticulares faz um encontro ao vivo para TECNOLOGIAS INOVADORAS PARA AULAS ONLINE. link do encontro é esse.

50 – O Professor Paulo Tomazinho apresenta dois futuros cenários possíveis no âmbito da tecnologia e educação. E faz sugestões de como escolas e IES 100% presenciais podem criar um plano emergencial para não interromper as atividades. Assista aqui.

51 – A Unipar realiza um webinar Repensando o Ensino e a Aprendizagem.

52 – A Nuvem Mestra também realiza uma série de lives com variados temas: Dia 30/03 Criando avaliações digitais com Formulários Google; Dia 31/03 Formulários e os pequenos: será que é possível?; Dia 01/04 Home office com as ferramentas Google; Dia 02/04 Do seu bairro até a Lua sem sair de casa: Google Maps e My Maps; Dia 03/04 Atividades gamificadas com Quizziz . As lives serão realizadas no perfil do instagram da empresa.

53 – As Professoras Jeciane, Renata Caldas, Leilane Marcos e Joana Sievers lançam: 15 DIAS DE MENTORIA PROFS MODO ON-LINE. Um espaço virtual (clique para se inscrever) para ouvir as dificuldades e dar muitas dicas para o enfrentamento com sucesso para a rotina de aulas on-line.

54 – João Matar disponibiliza o curso ” MOOC EAD DE A A Z” aberto e gratuito. Uma modalidade incrível para conteúdos e aulas online.

55 – A Educadora Carol Campos faz um Levantamento das Respostas de órgãos Estaduais e Federais à Epidemia. Um material riquíssimo pra entender quais medidas estão sendo tomadas pelas autoridades educacionais nesse período de isolamento social.

56 – A Estante Mágica realiza uma live com o tema “Cenários das escolas durante e após o Corona Vírus”. Acesse aqui.

57 – Edu e Dai Podcast lança uma série de episódios com os temas “Minha aula virou online e agora”? e “Dicas para dinamizar as aulas online”

58 – Educa Ethos lança uma série de lives no instagram com convidados ícones da educação. Siga a página para acompanhar as datas e temas.

59 – Geg Diamantina, cria grupos de estudos online com série de atividades e encontros para ajudar professores e educadores nessa jornada da reinvenção em tempos de COVID 19. Clique aqui para se inscrever.

60 – O Obeci , Observatório da Cultura Infantil, realiza uma live no Facebook dia 01/04 com o tema ” Crianças, Pais e Educadores em isolamento: questões para pensar.

61 – Nada mais nada menos do que o professor Ricardo Fragelli lança um curso online gratuito sobre o método Trezentos. Um método ativo e colaborativo criado por ele, conhecido ao redor do mundo! O curso está disponível no Google Sala de Aula, e o código é tqxj7bi.

62 – O Instituto ABCD e a Associação Britânica de Dislexia desenvolveram um curso livre gratuito para apresentar a dislexia a todos interessados em aprender sobre ela.

63 – Educadores criam projeto chamado “SOS 30 Minutos” com agendamentos para tirar dúvidas, dar dicas, opiniões sobre a aula que preparou, enfim. o link para conhecer os professores e agendar uma reunião é esse.

64 – A Thomas Maker Edu, faz a série no instagram “Como trabalhar as 10 competências gerais da BNCC em atividades a distância.”. É de mais!

65 – A Universidade Estadual de Goiás faz curso online de produção audiovisual para vídeo educacional. É gratuito.

66 – A Fundação Rede Amazônica, através do Acelera Amazônia e da Startup GEN – Academia de Criadores, promove o Estúdio Maker, uma capacitação online do Projeto Semente de Inovação para crianças de 9 à 12 anos com objetivo de estimular a criatividade, incentivando a nova geração de criadores a compartilhar seus talentos e aprimorar suas habilidades em áreas inovadoras como robótica, programação, empreendedorismo entre outras. Clique para inscrever.

67 – O Jornal Joca (o único jornal para crianças e adolescentes), lança a 146° edição de seu jornal online com a capa “O dia a dia da quarentena”- jovens de diversos lugares do Brasil, contam como está a rotina em casa.

68- A Tríade Educacional realiza o webinar “Tecnologias Educacional: Sugestões para lidar com a educação online em tempos de crise”. O link para inscrição e é esse.

69- Aos pais, professores e familiares. A UFMT-Sinop, através do Programa de Extensão MT Ciência, acaba de publicar um livro sobre o coronavírus, voltado para o público infantil. É muito massa! Obtenha o arquivo nesse link.

70- Eduqo também realiza uma live “A suspensão das aulas pode seguir até o meio do ano. O que fazer?”

71 – A Bett Educar, em pareceria com Instituto Casagrande, iniciará uma série de lives onde serão abordados temas relacionados à educação e aos principais desafios do setor frente a pandemia do COVID-19. Acompanhe aqui.

72- A Amplifica, realiza uma live fantástica (essa não vou perder) como tema ” Os 7 pecados capitais do ensino online. SE INSCREVA AQUI.

73- Vai rolar um bate papo “Para além das aulas online” com Adriana Barroso, Sueli Medeiros e Rafael Tinel. Acontece no dia 03/04, nos perfis.

74- A ABPEducom reúne práticas educomunicativas em livro – Portal Imprensa – Notícias, Jornalismo, Comunicação. Um material de uso prático que possa servir de apoio pedagógico em diferentes contextos, escolar ou de ações junto a instituições.

75- A Unesco tem um Kit de desenvolvimento da primeira infância: Uma caixa de tesouros de atividades. Ótimos para se inspirar em atividades a serem realizadas com crianças em casa. Clique para baixar.

76- A Universidade Positivo está com inscrições abertas para o curso on-line e gratuito Ciência da Felicidade e Bem-estar. Os encontros são ministrados pelo professor, coordenador do curso e idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, Gustavo Arns. “Foi uma forma de flexibilizar o conteúdo e levar conhecimento para todo o Brasil neste momento delicado”

77 – A RBAC lançou o site Aprendizagem Criativa em Casa para criar oportunidade que crianças, jovens, pais e outros familiares criem, aprendam, convivam e se divirtam com materiais, ferramentas e espaços que já fazem parte de seu dia-a-dia fora da escola e do trabalho.

78- A Vídeo Camp, uma plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto libera 13 episódios da série “Sementes da Educação”. Clique para assistir.

79- Patricia Rodrigues, promove capacitação ao vivo para aulas online com orientações práticas, focadas em estudo de casos. Clique aqui para se inscrever.

80- A amplifica realiza encontro online com o tema “Os 7 pecados capitais do ensino online” e apresenta dicas muito legais para engajar estudantes nas aulas ao vivo ou gravadas.

81- Rosana Pegas publica um material no Linkedin indicando 100 ferramentas digitais para avaliações formativas.

82- O GEG Olinda publica um material chamado Estratégias não exaustivas para a educação online. Um ótimo material simples e prático. . Obtenha aqui.

83- O Professor Paulo Tomazinho publica um artigo muito interessante chamado Ensino Remoto Emergencial: A Oportunidade da Escola Criar, Experimentar, Inovar e se Reinventar. Vale muito a leitura!

Continuem acompanhando a curadoria de iniciativas, recursos, guias, confiáveis para que juntos, possamos superar todas as dificuldades educacionais que estamos vivendo em tempos de Corona Vírus.

Saúde e Tranquilidade a todos nós!

Sobre o autor | Website

Sou Gabriela, uma professora apaixonada por tudo que pode ser útil e inovador para o ensino e aprendizagem.Com especialidade em Didática e em Tecnologias da Informação e comunicação, criei o blog para compartilhar minhas experiências e hoje ajudo outros professores a tornar suas aulas em experiências muito mais engajadoras ;)