Aplicativos Gabriela Cunha

CONHEÇA O NEARPOD: UMA PLATAFORMA INCRÍVEL PARA CRIAR AULAS ENGAJADORAS

Já pensou em engajar mais ainda seus alunos em uma apresentação incrível em slides na sala de aula?

Aulas com apresentação de slides já se tornou uma cultura entre professores e sem dúvidas é um instrumento ótimo para atrair os alunos e proporcionar experiências incríveis na sala de aula.

Porém, não é qualquer tipo de apresentação que tem poder para isso. Uma boa apresentação, além de bons recursos visuais, como imagens e cores atrativas, deve conter elementos chave que desperte a atenção, interesse e participação ativa dos alunos na aula. Isso sim é engajamento!

Lembre-se: Não basta apresentar um slide qualquer. É preciso também prender a atenção do aluno, embarcando-o no conhecimento.

Sim, o NEARPOD pode proporcionar tudo isso, pois possui um diferencial muito legal: além de disponibilizar, criar, importar e editar apresentações, ele permite interações professor-aluno em tempo real de vários tipos, e o melhor: em qualquer dispositivo.

Continue lendo para saber mais sobre:

 

O QUE É O  NEARPOD

O CÓDIGO DE TRANSMISSÃO

RECURSOS DO NEARPOD

DETALHES IMPORTANTES DO NEARPOD

 

O QUE É O  NEARPOD

É uma plataforma online baseada em aprendizagem móvel, que possui diversas funcionalidades para tornar uma aula mais atrativa e engajadora. Baseia-se em aprendizagem móvel porque os alunos podem acessar a aula em tempo real através de seus dispositivos móveis com um código de transmissão que o professor disponibiliza.

Além disso, funciona como um repositório e criador de apresentações interativas. São apresentações interativas, pois o professor, dentro de uma apresentação em slides, pode criar atividades que os alunos respondam e o desempenho das questões sejam disponibilizadas, instantaneamente. Ainda, é possível incluir nas apresentações vídeos, áudios, arquivos salvos em serviços de nuvem, páginas web dentre outros.

 

O CÓDIGO DE TRANSMISSÃO

A cada apresentação criada, o NEARPOD gera um código automático. Ao iniciar uma aula, você professor disponibiliza este código aos alunos.

Em seus APPs ou na plataforma Web, os alunos inserem esse código e automaticamente a apresentação avança em seus dispositivos. O Código também pode ser disponibilizado por e-mail, redes sociais ou um link personalizado. O mais interessante de tudo é que a sequência da apresentação nos dispositivos dos alunos muda automaticamente à medida que o professor avança no seu dispositivo.

É mágico! E acredite: os alunos se encantam ao verem os slides se moverem sozinhos na medida em que o professor avança a aula.

RECURSOS DO NEARPOD

A Ferramenta NEARPOD possui diversas funcionalidades interessantes. Preparei uma lista sintetizando o que você pode fazer com essa ferramenta poderosa:

  • Comprar apresentações prontas
  • Criar apresentações interativas (em slides) com conteúdos em formato de:

→ Texto

→ Vídeo

→ Áudio

→ Arquivos PDF (versão premium)

→ Imagens 3D

→ Mini apresentações prontas

→ Transmissão ao vivo do Twitter (versão premium)

→ Experiência com realidade virtual (versão premium)

  • Incluir Páginas da Web, em tempo real
  • Incluir atividades em forma de:

→ Questões Abertas

→ Questões de Múltipla Escolha

→ Quizzes (verdadeiro ou falso)

→ Completar frases (versão premium)

→ Teste de memória (versão premium)

  • Importar apresentações prontas, bem como editá-las, incluindo novos slides e/ou interações

Enfim, existe um leque de opções, que você pode explorar e tornar suas aulas incríveis. Basta escolher e mãos á obra.

Gostou dessas funcionalidades? Você também pode gostar do Plickers e do Evernote.

DETALHES IMPORTANTES DO NEARPOD

Quanto a necessidade de cadastro

Somente o professor precisa realizar o cadastro no NEARPOD para preparar suas apresentações. No caso do aluno, o mesmo precisa somente do código para acessar a aula, e como já falamos, o professor deve compartilhar este código.

Existem 3 opções para realizar o cadastro:

– Pelo próprio NEARPOD, que solicita o nome, sobrenome, email e senha

– Pelo Google, que solicita e-mail e senha e importa as informações cadastrais automaticamente

– Pelo Office 365, que solicita e-mail e senha da conta Microsoft, importando as informações.

Quanto a necessidade de Conexão

É preciso estar conectado à internet para utilizar a ferramenta, tanto para criar as apresentações quanto para disponibilizar aos alunos, haja vista que os recursos do NEARPOD estão disponibilizados na Web. Além disso, os alunos precisam instalar o APP do NEARPOD em seus smartphones para inserir o código de transmissão que dar acesso a apresentação.

Quanto a gratuidade da ferramenta

Sim, o NEARPOD é uma ferramenta gratuita, embora tenha recursos pagos, na versão premium. A versão gratuita disponibiliza 50 MB de armazenamento de apresentações na conta do usuário, e um tamanho máximo de 20 MB por apresentação. Para quem quer aumentar o armazenamento e usufruir de todos os recursos na versão premium, que inclui uma maior capacidade de armazenamento, mais recursos, atividades e turmas maiores, o preço é a partir de U$10 mensais ou U$ 120 anuais.

Linguagem

Inglês. Mas calma! O NEARPOD tem um design simples, prático e intuitivo de utilizar. Não saber o inglês não é um impedimento para conseguir utilizar a ferramenta com todos os seus recursos, exceto, as aulas prontas para venda, que, até o momento não tem professores brasileiros produzindo aulas para venda na ferramenta. E aguarde…estamos trabalhando para disponibilizar o guia completo do NEARPOD em Português.

Deixo aqui um desafio: Experimente o NEARPOD e compartilhe aqui conosco!

Sobre o autor | Website

Sou professora especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação e acredito verdadeiramente que a tecnologia pode transformar a maneira de aprender e ensinar.