Como Estimular a Criatividade nos Alunos = Um Mix de Empreendedorismo + Inovação + Criatividade em Sala de aula

O Conceito das metodologias ativas está totalmente ligado em estimular o aluno a ser responsável pelo seu próprio aprendizado. O grande problema é como fazer isso? Quais estratégias utilizar para que o aluno viva esse conceito?
Nessa abordagem de visualizar o ensino e aprendizagem, um método que tem ganhado forma é a prática do empreendedorismo, que está totalmente ligado com a criação de ideias e também com os temas da inovação e criatividade.
Empreender é apostar em algo novo, fazer diferente, criar uma nova realidade e, no ensino o que queremos é justamente isso, não é mesmo?
Alunos pensando além do óbvio, criando ideias e possibilidades para seu futuro, conhecendo e utilizando as tecnologias disponíveis ao seu favor, indo além dos conteúdos de sala de aula, inovando, sendo criativos. Esse é o aluno empreendedor.
Refletindo sobre isso, em parceria com outro professor (HOUSEMAN), em 3 dias de Oficina sobre o tema, propomos aos alunos a técnica da COMBINATIVIDADE, com a intenção de estimular o pensamento criativo e ampliar os horizontes para o aluno enxergar as possibilidades que o empreendedorismo e uma ideia criativa podem proporcionar.
Antes de explicar como funcionou, vou mostrar os resultados:
- 90% dos alunos aceitaram a atividade sem reclamar, e saíram agradecidos pela oportunidade
- Dos aproximados 80 alunos que participaram das oficinas, durante 3 dias, apenas 1 desistiu da atividade por se sentir “incapaz” de ter uma ideia criativa
- A colaboração reinou nas equipes. Sabe aquele aluno desanimado, mole pra fazer a atividade? A equipe botava ele pra cima. Foi lindo!
Algumas ideias criadas nas Oficinas:
- Escova Elétrica adaptada para pessoas com necessidades especiais
- Jeans Ecológico
- Pulseira perfumada anti “chifre”
- Porta condimentos com tampa inteligente
- Linha de pesca anti poluição
- Poltrona de Acupuntura
- Armário digital
- Chá em forma de canudo + Xícara anti queda
- Pílula anti ressaca
- Fotografia inteligente em Bares
Agora vou explicar como funcionou a dinâmica:
TEMPO DA ATIVIDADE: 2h e 30 min
- MOMENTO EXPOSITIVO de em média 1h e 30min, conversando sobre as seguintes temáticas:
- Inovação e Criatividade: conceitos e diferenças
- Mito do Artista
- Necessidade de Inovar X Relações de Trabalho
- Limitadores da Criatividade
- Conexões Inusitadas = Combinatividade
- Tecnologia X Inovação
- Pílulas de Criatividade
- Círculo dourado ( Teoria de Simon Sinek vídeo)
Aqui, uma profa maravilhosa, Michele me auxiliou disponibilizando alguns de seus materiais, pra enriquecer ainda mais o tema.

2. DESAFIO CRIATIVO
Dividimos a turma em equipes e cada equipe sorteou 2 palavras que estava em dois potes, para criar um ideia. Tempo estipulado pra criação da ideia: 30 min.
Obs: As palavras selecionadas por mim e pelo professor Houseman eram basicamente substantivos: Pote, Casa, pente, papel, linha, tomada, lâmpada, etc.
A ideia aqui foi que a partir das palavras sorteadas, fizessem uma conexão inusitada mesmo, e criassem a ideia de um négócio/produto/serviço.
REGRAS DO DESAFIO: A única regra é que os participantes pensem o mais fora da caixa possível, criando algo relacionado com as duas palavras sorteadas.


3. APRESENTAÇÃO DAS IDEIAS
Nessa etapa, as equipes fizeram um Pitch de 2 minutos para apresentar suas ideias. Aqui eles precisam falar quais as palavras sorteadas, qual o problema do mundo eles resolvem com a ideia, como eles resolvem, descrevendo os benefícios do produto, e qual é o produto/serviço que criado, basedo no círculo dourado, apresentado no momento inicial da oficina.

4. PREMIAÇÃO DA MELHOR EQUIPE
Para avaliar qual seria a melhor equipe, não utilizamos critérios específicos, avaliamos no aspecto geral, pela ideia que consideramos mais criativa e melhor vendida no Pitch.

Sugestões para melhoria do método:
- Criar temas específicos para as ideias, como por exemplo: soluções para a escola, ou para a cidade, para casa, transporte etc.
- Definir critérios para avaliação da melhor ideia
Essa foi uma atividade com o objetivo de despertar o espírito empreendedor, inovador e criativo dos discentes, na proposta de trabalhar com uma metodologia ativa voltada à criação de idéias e soluções para dia a dia.
O resultado foi incrível e acredito que pode ser reproduzido em qualquer fase de ensino. Vamos testar, profe?
O que achou desse método e que tal aplicar essa ideia com seus alunos?
Compartilha com a gente aqui os resultados!!