Como trabalhar o tema “Internet e Cidadania Digital” em Sala de Aula.
Dizer que hoje em dia tudo está na internet é um tremendo clichê, mas uma realidade. Não dá pra negar que tudo está na internet, hoje em dia. Cada vez mais crianças, jovens e adultos tem se conectado e interagido nas inúmeras mídias digitais, se comunicando e consumindo muuuuuuita informação e conhecimento.
Ao trazer para a Educação, é um tema de grande relevância, primeiro porque nossos alunos pertencem a uma grande parcela dessa população conectada, e sem dúvidas o que eles acessam, consomem e interagem podem influenciar diretamente na sala de aula e em seu processo de aprendizagem e segundo, que podemos aproveitar essa realidade e a necessidade do cuidado com as redes, para estimular competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, como por exemplo:
Nas competências gerais:
“5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.“
“9: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.” e
“10: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.”
Só de ler essas 3 competências gerais me vem na mente (acredito que na sua também) um milhão de ideias e possibilidades para se trabalhar essa temática em sala de aula, seja do ensino infantil ao superior, e é claro, que, na internet, existem alguns recursos online disponíveis criados por instituições, que assim como a gente, vê relevância em explorar essa temática na sala de aula com os alunos.
O Comitê Gestor de Internet do Brasil (cgi.br) + o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (nic.br) criaram uma iniciativa chamada Internet Segura, onde reúne iniciativas de conscientização sobre segurança e uso responsável da Internet no Brasil. No portal tem disponíveis guias, jogos e recursos voltados a crianças, adolescentes e para pais e educadores, onde você pode aproveitar tais recursos para trabalhar com os alunos. Comece explorando o guia Internet com responsa na sua sala de aula. Depois explore os recursos e atividades para incluir em seu plano de aula.
Com Crianças e Adolescentes
você pode explorar junto com eles, esse Guia da Internet Segura divertido. e inserir em seu plano de aula algum desses games. São incríveis. Clique para baixar.
- Caça Palavras não exagere nas redes (clique para baixar)
- Caça Palavras – ajude encontrar a galera do mal
- Você conhece o André?
- Jogo: teste seus conhecimentos sobre a rede
- Game: Descubra a frase
- Para colorir -turma do mal
- Para colorir – anti virus
- Dominó (procurados)
- Dominox
- Jogo da memória
- Jogo das sombras
- Jogo dos 7 erros
- Labirinto: ajude o menino a acessar o site de vídeos que ele tanto gosta sem ser pego por nenhum vilão
- Game: ligue o vilão a sua maldade
- Ligue os pontos: firewall
- Cruzadinha
- Descubra a frase – códigos
- Ligue os pontos do Backup
- Para colorir – armazenamento em nuvem
- Bonecos tridimensionais para cortar e montar
Com adolescentes
explore o guia:
- “FIKDIK” sobre ausência de privacidade, exposição excessiva na internet e riscos das redes sociais ou
- Esse encarte sobre Internet X Diversão.
Outra inciativa muuuuuuito bacana é a do Google chamado SEJA INCRÍVEL na INTERNET . É um programa recursos e dicas para estimular crianças serem Inteligentes, Atentas, Fortes, Gentis e Corajosas na internet.
Vejam alguns recursos:
- Game e Atividades para a Sala de Aula ( faça uma cópia do Google Apresentações)
- Currículo com atividades de alfabetização midiática
- Card com dicas para se proteger, manter privacidade, evitar golpes, ser positivo online e ter coragem na internet.
Além disso, o SEJA INCRÍVEL na INTERNET dispõe de um game online, o “Interland” onde os jogadores passam por ilhas para praticar as habilidades do programa. É muuuuito legal!!
E aí prof, conseguiu se inspirar nesses recursos para trabalhar essa temática na sala de aula?
Conta pra gente, quais ideias teve? Até o próximo post.