Como planejar aulas Gamificadas
A Gamificação é uma estratégia muito discutida e explorada em meio as metodologias ativas de aprendizagem e é um dos métodos que eu aqui adoro estudar, testar e validar nas minhas turmas e claro, levar para as formações que acontece aqui na Aula Incrível.
Se você chegou nesse artigo e ainda não conhece os principais fundamentos desse método, se quiser, leia primeiro esse artigo aqui e depois volte para cá.
Nesses anos formando professores em metodologias ativas e tecnologias educacionais, o que percebo quando se trata dessa temática, geralmente os professores sinalizam que já conhecem os fundamentos, benefícios e os possíveis resultados da estratégia, mas ainda sentem dificuldade de criar uma aula gamificada e até identificar se realmente estão gamificando uma experiência de aprendizagem.
Gamificar aulas é usar ESTRATEGICAMENTE as mecânicas, pensamento e elementos de jogos para engajar os alunos no processo e a alcançarem o objetivo de aprendizagem.
Narrativa, desafios, pontos, regras, ranking, progressão, feedbacks, cooperação, bens virtuais, competição, avatares, coleções, desbloqueio de conteúdos, tudo isso são elementos de jogos, mas, usá-los aleatoriamente com um jogo ou aplicativo que já venha com esses elementos, como por exemplo: kahoot e outros aplicativos de jogos e quizes divertidos não necessariamente você estará gamificando.
A Gamificação é um PROCESSO e não um momento único. Assim, tem que haver intenção e o desenho de uma trilha de aprendizagem.
Uma trilha de aprendizagem é um passo a passo em que o estudante deverá trilhar, tendo acesso aos conteúdos e atividades como forma de estimulá-lo a agir no processo de aprendizagem, seja cumprindo desafios, seja fazendo uma leitura, seja colaborando com os colegas.
Além disso, ele deve receber feedbacks que certifiquem ou não que ele está no caminho certo para chegar no objetivo, que é a aprendizagem de um conteúdo, de uma sequencia didática ou de um semestre ou de um ano letivo.
A mágica é inserir dentro da trilha esses elementos existente nos jogos, que aliás, pode ser sim um recurso de quiz divertido e já gamificado, mas como um potencializador da estratégia, e não o recurso principal da experiência.
Assim, para usar a estratégia com segurança, planejar uma trilha de aprendizagem é fundamental.
Segue um roteiro de como criar uma trilha gamificada:
1 – Estabelecer objetivos de aprendizagem (clique para conhecer a taxonomia de bloom, uma ferramenta incrível para definir objetivos): o plano de toda e qualquer aula deve ser iniciado pelos objetivos, independente do método. Afinal, tudo é desenhado para que o estudante alcance o objetivo de aprendizagem.
2 -Definir os conteúdos a serem trabalhados: liste os conteúdos para inserir na trilha. A quantidade de conteúdo depende do tempo que você estiver definindo para a trilha, que pode ser para uma aula específica, ou uma semana de aulas, um semestre, um ano letivo.
3 – Organizar as atividades: estímulos, ações e entregas – Defina quais ações seus alunos irão realizar: quantas atividades, em quais formatos, em quais assuntos, em quais momentos.
4- Estabelecer como será a mecânica dos feedbacks e recompensas: Estabeleça a maneira que os estudantes serão estimulados a agir fazendo as atividades (desafios): via mensagens, avisos, encontros ao vivo? E quais serão suas recompensas a cada ação realizada?
5 – Escolher os recursos e ambiente para estruturar a trilha de aprendizagem: agora sim, com o esqueleto montado escolha quais recursos te ajudarão a estruturar a trilha. O Google Sala de Aula, Google Sites, Google Formulários, Whatsapp, Telegram são ferramentas legais para isso.
6 – Incluir os aplicativos que potencializarão a experiência: existem muitos aplicativos e plataformas com games e atividades gamificadas: kahoot, wordwall, quizzis, edupulses, socrative, factile dentre outros. Escolha e inclua em momentos pontuais da experiência. Sem dúvidas eles irão divertir dar o UP necessário para engajar ainda mais os estudantes.
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