Metodologia Ágil SCRUM: Como adaptar e utilizar no ensino.
Já pensou que o semestre ou ano letivo é um Projeto com muitas ações e tarefas a serem executadas?
Pensando nisso, preparamos uma série para explorar as Metodologias Ágeis aplicáveis ao ensino, para te ajudar, em colaboração com seus alunos, a planejar e organizar seu aluno letivo para uma melhor disciplina,melhores aulas e melhores experiências de aprendizagem.
Vamos lá?
Começaremos a série Metodologias Ágeis para o Ensino com SCRUM, uma metodologia ágil, baseado em um esporte inglês chamado “Rugby” onde os jogadores de uma equipe ficam empilhados, formando uma muralha. O método ensina que, para que um projeto dê certo, as pessoas envolvidas precisam trabalhar sempre juntas engajadas no mesmo objetivo.
O método estabelece três tipos de atores no processo, com os seus respectivos perfis.
- SCRUM MASTER: É o líder do projeto, o que facilita a comunicação, possibilitando as condições necessárias à execução das tarefas. Importando o método para educação, esse perfil é do Professor. O líder, que direciona e facilita as ações necessárias ao sucesso do projeto. Coloque-se nesse lugar de líder, professor.
- PRODUCT OWNER: É o cliente. É quem melhor representa os maiores interessados no projeto. No mundo educacional, podemos comparar com o líder de turma, pois é a pessoa que direciona as demandas e representa todos os colegas.
- TEAM: Representado pela equipe de desenvolvimento, ou seja, as pessoas desenvolvedoras do projeto. São as ações dessa equipe que determina o sucesso do projeto.
Com os participantes bem definidos, define-se os SPRINTS, prazos estabelecidos para as equipes (alunos) apresentarem suas tarefas, apresentando os resultados parciais do projeto em questão.
Assim, transforme as datas de entrega de tarefas/trabalhos em ”Sprints”, onde os alunos trabalhem em times, para juntos, assim como no Rugby, alcançarem o objetivo.
As tarefas devem ser bem definidas e claras e devem ser organizadas em uma lista, o PRODUCT BACKLOG. Crie essa lista em colaboração com os alunos e compartilhe com todos.
Além disso, utiliza- se o Scrum Board, um quadro visual, que pode ser um painel, um quadro etc. com as tarefas executadas/a executar, indicando o progresso das atividades. Aproveite para criar esse quadro junto com os alunos, explorando a criatividade de todos.
Resumindo o método em etapas:
- Delineie um projeto com a turma.
- Deixe claro quem é quem no projeto. Defina atribuições e distribuição das atividades a serem executadas.
- Liste em colaboração com os alunos todas as ações e tarefas necessárias a execução
- Defina prazos para conclusão e entrega das ações do projeto.
- Crie um quadro visual para acompanhamento das ações atualizando o quadro a cada sprint cumprido.
SCRUM é uma boa possibilidade de incluir os alunos ativamente no processo de ensino-aprendizagem.
Nomeá-los como executores de um projeto, seja para um projeto com objetivo específico ou até mesmo, transformar a matéria em si, em um projeto com várias ações a serem cumpridas (trabalhos, tarefas, avaliações etc.) pode ser uma maneira de promover experiências de aprendizagem muito mais engajadoras.
Vamos experimentar?
Até a próxima!