Tutoria online atrai estudantes e se torna tendência para o ensino híbrido
TutorMundi disponibiliza aulas particulares, na hora e sem agendamento, para escolas que desejam um diferencial competitivo para o ensino híbrido
A ideia veio do apoio recebido por um amigo na adolescência, quando enfrentou dificuldades de aprendizagem na escola, a inspiração para que o engenheiro de automação Raphael Coelho criasse a TutorMundi.
O projeto começou a tomar forma durante seu MBA na Wharton-INSEAD Alliance (EUA-França). O aplicativo criado por ele conecta alunos dos ensinos fundamental II e médio com alunos das melhores universidades do Brasil.
O objetivo é promover, em tempo real, aulas particulares, mentoria e tira-dúvidas para alunos de qualquer escola. Os atendimentos acontecem 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Com isso, respeita-se o ritmo e horários de aprendizagem dos estudantes.
Rede virtual de atendimento – Desde que foi lançada, em 2016, mais de 75 mil alunos já foram atendidos pela edtech. Segundo Coelho, a plataforma atende alunos do fundamental II, médio, preparatórios para ENEM e pré-vestibulares dos principais cursos superiores de Exatas do país.
“É notável a melhora no desempenho escolar ao se estimular a troca de conhecimento entre pessoas que inspiram, e isso começa a ser percebido pelos gestores escolares”, afirma Coelho.
Atualmente, o aplicativo conta com um quadro de 2.000 tutores das melhores universidades do país que podem ser contatados a qualquer hora do dia.
“O ingresso dos tutores ocorre mediante um rigoroso processo de seleção e checagem de dados e, ainda, há um treinamento de comportamento digital. Para reforçar ainda mais a segurança, todo atendimento realizado por chat fica registrado”, explica Coelho.
Um diferencial competitivo para escolas – Com a atual crise mundial – em razão da pandemia da COVID-19 – muitas escolas se viram na posição de superar diversos desafios importantes, como: a implementação do ensino híbrido, despreparo dos professores para o digital, baixo engajamento dos alunos com as matérias e cancelamentos de matrículas.
As escolas que apostaram no TutorMundi como diferencial competitivo estão colhendo os frutos das suas decisões: ao contrário da tendência, as instituições que implementaram o TutorMundi estão tendo mais matrículas e maior satisfação de pais e alunos.
“A tecnologia é atualizada constantemente para solucionar os problemas do aluno, valorizando o sistema educacional no qual ele está inserido”, afirma Coelho.
Outro desafio apontado por ele é garantir uma equipe de tutores de qualidade e confiável, pronta para atender o usuário na exata hora em que exista uma dúvida.
“Acredito que seja uma ferramenta excepcional de apoio à educação a distância, por ser um ambiente protegido, amigável, sem necessidade de treinamento para implementação”.
Uma das edtechs mais inovadoras da América Latina
Um estudo inédito sobre o mercado de startups de educação, as chamadas edtechs, foi divulgado nos Estados Unidos nesta semana. Com o nome LATAM EdTech 100, o material listou as 100 edtechs mais inovadoras da América Latina.
O trabalho foi conduzido pela HolonIQ, plataforma americana de inteligência global para educação com sede nos Estados Unidos e escritórios na Austrália e China. De acordo com a HolonIQ, o estudo considerou cerca de 3.700 organizações diretamente ligadas a atividades educacionais na América Latina. Desse total, foram catalogados dados de 1700 edtechs.
Entre as oito categorias está a de Tutoria On-line e Preparação Para Testes em que um dos brasileiros que se destaca é o TutorMundi.
Para chegar na lista das 100 startups do “LATAM Edtech 100”, a HolonIQ foi escalado um time de especialistas globais com experiência nas oito categorias listadas no documento.
Gestão escolar baseada em dados
Para trazer valor para a gestão escolar e coordenadores pedagógicos, o TutorMundi conta com uma área de relatórios pedagógicos sobre o uso e evolução dos seus alunos. O corpo docente pode verificar o número de atendimentos, tempo de tutoria e as principais dificuldades de aprendizagem dos seus alunos.
Esses dados podem ser da escola toda ou filtrados por série, turma ou, ainda, uma visualização individual. Os relatórios do TutorMundi são usados para organizar aulas de reforço escolar e identificar possíveis fraquezas do currículo escolar.
“Olhei a parte dos relatórios e fiquei muito feliz, consegui ver imediatamente a quantidade de minutos que a galera usou e os tópicos mais abordados. O que mais me chamou a atenção foi um aluno com uma dúvida de filosofia que, ao solicitar um tutor, foi atendido em 2 segundos e com uma qualidade de explicação fenomenal.” RAFAEL LIMA / DIRETOR COLÉGIO FATOR
Sobre o TutorMundi
O TutorMundi conecta seus alunos com tutores das melhores universidades do país na hora, sem precisar agendar. A plataforma conta com 2000 tutores cadastrados, vindos de universidades como ITA, USP, Unicamp e UFSC. As aulas acontecem 24 horas por dia e 7 dias por semana através de lições individuais, feitas por mensagem de texto, foto, áudio ou vídeo. Todas as aulas ficam gravadas e podem ser revisadas pelo aluno. Além disso, as escolas conseguem identificar quais são as maiores dificuldades dos estudantes por turma ou individualmente. Por essas coisas ele está revolucionando a aprendizagem personalizada e se tornando o braço direito do ensino híbrido. Afinal, com o TutorMundi as escolas estão presentes em todos os momentos da jornada educacional do aluno.
Para saber mais, acesse tutormundi.com/escolas/
Sobre a HolonIQ – Trata-se de uma plataforma para inteligência global focada em educação com a missão de conectar o mundo com tecnologia, conhecimento e capital para transformar a educação no planeta. Fundada em 2018 nos Estados Unidos, desenvolve um trabalho que já possui reconhecimento mundial no setor, pois disponibiliza sua plataforma de aprendizado de máquina para conectar todos os envolvidos no ecossistema de aprendizagem digital. Tudo isso com o foco de proporcionar inovação que impacte um bilhão de estudantes e três milhões de escolas, faculdades e universidades pelo mundo.