Atividades ANTIRRACISTAS para trabalhar o ANO INTEIRO em sala de aula.

Atividades ANTIRRACISTAS para trabalhar o ANO INTEIRO em sala de aula.

A Semana da Consciência Negra é sempre uma semana recheada de eventos e atividades de conscientização contra o racismo e uma data também presente nos calendários escolares.

Não há o que se falar que é um tema relevante para se trabalhar em sala de aula, afinal, a escola (física ou virtual) é o local ideal para se falar de amor ao próximo e discutir junto aos alunos essa temática que, assola pessoas e famílias no mundo inteiro, inclusive de alunos. 

Nesse post de hoje, convidei a professora   Larissa @larissapedagoga, que atua no Ensino Fundamental I,  especialista em Supervisão e Orientação Educacional e formadora de professores, para escrevermos esse artigo com dicas de atividades para trabalhar essa temática durante o ano inteiro, não só nesse período, quando a data 20 de novembro está próximo. 

Sabemos que o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, passou a fazer parte dos currículos das escolas brasileiras, tornando necessário que o trabalho com essa temática aconteça ao longo do ano letivo, de forma interdisciplinar e significativa para os alunos.

Além disso,  todos os dias vemos notícias na TV ou internet que envolvem racismo. Sem falar de tantos exemplos de figuras negras que deixaram seu legado de resistência e amor. É um prato cheio de inspirações para a sala de aula.

INSPIRAÇÕES DE ATIVIDADES

  1. Colete notícias sobre práticas  racistas e antirracistas e proponha:
  • Análise da notícia: o que ocorreu? onde foi? quem escreveu ou divulgou? qual sua opinião sobre isso? O que você falaria para quem fez isso?
  • Produção de texto ou desenho  baseando- se no ocorrido

2. Em aulas de Geografia: Junto com os alunos explore o continente africano, suas características e dos povos que ali vivem. Essa atividade pode ter vários formatos: webquest, produção de texto, vídeo, desenho. 

3. Em aulas de História: Trabalhar acontecimentos históricos que envolvem os povos africanos; Refletir sobre a desigualdade histórica dos negros em nosso país. 

4. Em aulas de Arte: Conhecer a cultura e expressões artísticas características dos povos africanos.

5. Para crianças, o lúdico também pode fazer parte das aulas com músicas, danças, jogos, histórias e brincadeiras que tenham origem ou conexão com a cultura africana.

6. Outras opções bem legais são os recursos da Twinkl Brasil, que são cartões para criar games e interações. 

Coleção de cartazes e frases: são cartazes com frases de pessoas que marcaram a História, como Nelson Mandela, Rosa Parks, Barack Obama e Martin Luther King, Jr. você pode contextualizar quem foram estas pessoas e propor uma reflexão sobre as citações. É útil para diferentes anos, já que discussão fica mais complexa de acordo com a idade da turma.

Cartões de Cenário contra racismo: são abordadas atitudes discriminatórias referentes a cor da pele e cultura. Na mesma pasta há um guia de sugestão pra você trabalhar o tema, ajudando a explicar aos alunos a importância de não apenas não praticar atitudes preconceituosas, mas também de se manifestar contra elas quando ocorrem.

Cartões de aceitação das diferenças: Embora não abordem direta ou especificamente a questão racial, a proposta é mostrar aos pequenos desde cedo que nossas diferenças devem ser vistas como enriquecedoras, e não como divisórias.

Para baixar o recursos acesse  o site da Twinkl Brasil e insira o código EDUCARJUNTOSBR.

 A ideia desse post foi trazer o contexto da importância de se trabalhar esse tema durante todo o ano letivo escolar e trazer inspirações para práticas em sala de aula.

Responda aqui nos comentários: como você tem trabalhado essa temática em sala de aula, prof? Quais inspirações você teve com essas dicas?

Grande beijo e até o próximo!

Sobre mim ;) | Website

Sou Gabriela, uma professora apaixonada por tudo que pode ser útil e inovador para o ensino e aprendizagem.Em 2017 criei o blog para compartilhar minhas experiências e hoje por meio dele ajudo outros professores a transformar suas aulas em experiências muito mais engajadoras ;)