Empresa parceira Google cria trilha de metodologias ativas para Educadores

Empresa parceira Google cria trilha de metodologias ativas para Educadores

A Safetec, uma empresa especialista em soluções corporativas em nuvem nas regiões Norte e Nordeste foi além das soluções empresariais e está criando trilhas de aprendizagens voltadas à transformação digital na Educação. Legal, né?

A forma que ela está fazendo isso é disponibilizando gratuitamente 2 cursos em forma de trilha digital nas temáticas Gamificação e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) utilizando as ferramentas Google.

As trilhas são basicamente Webinars gravados com aulas e discussões práticas usando as ferramentas Google para utilizar esses dois métodos de aprendizagem: Gamificação e Aprendizagem Baseada em Projetos.

Por que Gamificar?

A Gamificação é uma estratégia de aprendizagem em que orienta a utilização de elementos de jogos para engajar os alunos em uma experiência de aprendizagem. Há pesquisas que indicam que pessoas de todas as idades ao redor do mundo passam mais de 3 bilhões de horas semanais jogando. Jogar é prazeroso, é divertido e estimula o prazer e as capacidades intelectuais. Assim, por que não investigar como que as características presentes em jogos podem auxiliar também no processo educativo? A ideia de gamificar aulas é torná-las mais atraentes e engajadoras a fim de estimular o aprendiz a estar mais motivado a aprender.

O mais legal é que para gamificar não necessariamente o educador ou educadora precisa criar algo muito complexo: um jogo digital, por exemplo. A mágica está em conhecer os recursos certos e adaptá-los aos objetivos de aprendizagem e criar uma aula que o aprendiz possa chegar no objetivo de um jeito mais prazeroso. Assim, na trilha da SAFETEC, Google Trainers apresentam recursos e funcionalidades práticas para você explorar tais ferramentas e levar para a sua sala de aula.

E a Aprendizagem Baseada em Problemas? (PBL)

As Metodologias Ativas de aprendizagem em geral pressupõem que se coloque o aprendiz na frente do processo, ou seja, o ator principal de sua própria aprendizagem. Assim, o PBL É um método que estimula o aprendiz a resolver problemas, ou seja, encontrar uma solução inovadora para um problema real da comunidade em que está inserido. Na ideia tradicional, os professores levam problemas a serem discutidos em sala de aula, e em algum momento apresenta a “resposta correta”.

Já no PBL a ideia é que os aprendizes façam um trabalho de investigação e cheguem a soluções possíveis para o problema apresentado pelo professor. E além disso, descubram o próprio problema e a solução. Consegue ver a diferença? Sabe o ditado “Não se dá o peixe. É preciso ensinar a pescar”.? O PBL faz isso: mostra o caminho, apresenta os recursos que os aprendizes irão precisar e deixa livre para que a solução seja encontrada.

Para falar mais sobre esses dois métodos incríveis gravei este vídeo:

Essas metodologias fazem sentido pra sua realidade educacional? Sentiu vontade de aprofundar mais sobre esses métodos? A Safetec está com uma oportunidade incrível. Clique aqui para se inscrever gratuitamente na Trilha de Metodologias Ativas.

Você vai amar! SE INSCREVA AGORA

Sobre mim ;) | Website

Sou Gabriela, uma professora apaixonada por tudo que pode ser útil e inovador para o ensino e aprendizagem.Em 2017 criei o blog para compartilhar minhas experiências e hoje por meio dele ajudo outros professores a transformar suas aulas em experiências muito mais engajadoras ;)