Como trabalhar o tema ELEIÇÕES E CIDADANIA em sala de aula com crianças e jovens.

Como trabalhar o tema ELEIÇÕES E CIDADANIA em sala de aula com crianças e jovens.

Já não se tem mais dúvidas que a SALA DE AULA (em todos os formatos) é o lugar ideal para ensinar e aprender muito além de um material didático. Competências e habilidades digitais, socio emocionais e de cidadania têm sido orientados pela Base Nacional Comum Curricular e pelos próprios objetivos da  Educação descrito na Constituição Federal de 1988, em seu art. 205, onde descreve os três compromissos principais da Educação em nosso país. 

1 – Atingir o pleno desenvolvimento da pessoa;

2 – Seu preparo para o exercício da cidadania;

3 – E sua qualificação para o trabalho.

Com as  Eleições 2020 se aproximando  e observando a necessidade de explorar esse tema  em sala de aula, eu Gabriela Cunha  e Karol Virgínio, Bacharel em Direito, Pedagoga em formação e membra da comunidade Aula Incrível, unimos esforços para trazer propostas criativas e práticas para que você trabalhar esse tema e  despertar o interesse de seu aluno no que diz respeito a importância do voto e da política.

Primeiro,  estimule os estudantes a conhecer o significado e o exercício pleno da  CIDADANIA. 

A  cidadania brasileira é compreendida como um Direito Político e está relacionada a três conceitos importantes. 

  • República – forma de governo na qual o governante é eleito pelo povo;
  • Presidencialismo – sistema de governo em que há concentração do chefe de Estado e chefe de governo na figura do Presidente;
  • Democracia – regime de governo no qual o poder emana do povo através da escolha de seus representantes, mas também na fiscalização por meio dos remédios constitucionais e da iniciativa popular na apresentação de projetos de leis.

Para o sociólogo Thomas Humphrey Marshall, a democracia só é plena quando se exerce os:

  • direitos civis (liberdade individual, liberdade de expressão, direito de propriedade, etc), direitos políticos (eleger ou ser eleito, por exemplo) e 

direitos sociais (segurança, bem-estar econômico e social, etc). 

Assim, se o poder emana do povo, as Eleições continuam sendo a esperança de um Brasil melhor, com governantes de estados e municípios mais comprometidos com a melhoria da vida em sociedade. 

Essa parte teórica você pode fazer um game de  palavras cruzadas, um bingo virtual e para os maiores,  um bate papo bem bacana. (clique nos links para conhecer essas ferramentas. São bem legais.

Agora, inspirem- se em algumas atividades práticas para significar ainda mais esse conhecimento com a realidade das crianças e jovens. 

1 – GAME: CIDADE EM JOGO

Já imaginou dar ao seu aluno a experiência de ser prefeito por um dia, decidindo inclusive quais as melhores soluções para os problemas da cidade? Isso é possível através de um jogo desenvolvido pela Fundação Brava e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center. Para conhecer melhor a iniciativa, acesse: https://cidadeemjogo.org.br

2 – ELEIÇÕES NA SALA 

Para que o exercício do voto seja ainda mais naturalizado entre os alunos, é possível realizar em sala votações simples, e até mesmo divertidas, como eleger um representante de turma, a escolha democrática de um próximo tema a ser abordado em sala, dar a opções para a forma de avaliação de uma atividade ou quem sabe até, elegerem estudantes da turma de acordo com características positivas (o mais engraçado, o mais organizado, o mais proativo, o mais legal etc).

3. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA

Estimule a discussão em sala para os alunos escolherem um problema vivido em sua escola ou comunidade que envolve a implementação de políticas públicas, e diante deste caso, elaborem suas próprias soluções. e E até apresentarem suas ideias ao diretor ou prefeito do município, por exemplo.

4 – Livros infantis sobre cidadania

O mercado editorial vem investindo em livros infantis que abordam essa temática. Faça uma busca por esse tema, e adquira obras que incentivem esta reflexão. O próprio Senado Federal disponibiliza gratuitamente uma Constituição com a linguagem adaptada para crianças e jovens chamada “Constituição em Miúdos”. Clique para acessar

5. MEU CÓDIGO, SEU CÓDIGO

Somos sujeitos de direitos, mas também de deveres. É comum cobrarmos atitudes corretas dos governantes, mas todos os cidadãos também devem ter condutas éticas. Assim, desenvolva junto aos alunos um código próprio de condutas desejáveis dentro de sala (exemplos: compromisso com as tarefas de casa, respeito aos colegas e professores, etc).

DICA BÔNUS

Para você que se interessou por essa temática e quer aprofundar seu conhecimento com um curso gratuito certificado pelo MEC, acesse a plataforma https://avamec.mec.gov.br e se inscreva no curso: Educação Cidadã – Ética, cidadania e o combate à corrupção.

                                                                                           

Sobre mim ;) | Website

Sou Gabriela, uma professora apaixonada por tudo que pode ser útil e inovador para o ensino e aprendizagem.Em 2017 criei o blog para compartilhar minhas experiências e hoje por meio dele ajudo outros professores a transformar suas aulas em experiências muito mais engajadoras ;)