Erros para evitar no Planejamento de Aulas
Siiim! o planejamento sempre será necessário e arrisco a dizer que, determinante para uma boa experiência de aprendizagem em uma aula.
Uns amam, outros odeiam, mas não adianta..planejar é preciso.
E quando conseguimos fazer de um jeito satisfatório para colher bons resultados, aí é PAAAAU! (como diz a Juliete rs)
Nesse post quero trazer alguns pontos de atenção ao planejar aulas, que, fugindo deles podem fazer toda a diferença nessa rotina docente.
Considerar o planejamento como um evento: Rui Fava escreveu “ O planejamento não é um evento, mas um processo contínuo de fortalecimento do que funciona e do abandono do que não funciona”.
Assim, planejar não se resume em um dia, uma semana, uma jornada. Mas uma tarefa contínua de testes, validações e aprendizados. Toda hora é hora de se inspirar, registrar e testar ideias e mais: considerar tudo isso fazendo parte do plano.
Inclusive vou deixar a indicação dessa obra, que trata não só de planejamento, mas de variados temas sobre o presente e futuro da educação, em especial na parte 3, onde se explora currículo por competências, aprendizagem ativa e experimental e competências atitudinais ne Educação 4.0. Muito bom, recomendo!
Se limitar em preencher um plano de aula: O plano de aula é uma ferramenta essencial para registrar o planejamento, mas planejar vai além do ato de preencher um documento e entregar ao responsável.
Quando estamos pesquisando um recurso estamos planejando. Quando estamos participando de um evento e temos ideias, estamos planejando. Quando lemos um livro, também e quando trocando ideia com um colega também. O registro no plano de aula é o resultado de tudo isso.
Não flexibilizar o plano de acordo com a realidade: planejar e organizar não são sinônimos de engessar e sim, libertar e otimizar.
Quando registramos no “papel” inspirações, ideias e o próprio plano de aula em si, liberamos espaço na mente para novos planos, novas ideias e assim, podemos otimizar a execução do que foi planejado.
Mas não significa que necessariamente esse registro deva acontecer do jeitinho que foi desenhado.
Afinal, o plano é criado por nós mesmos, então, porque não mudar se precisar mudar? Um plano não é para mandar na gente, e sim, direcionar nossas ações.
E se for preciso mudar por algum motivo? principalmente para atender a realidade dos estudantes? por que não?
Qual desses erros você já cometeu, profs? Deixe seu comentário.